23 de julho de 2004 - 07:30

170 armas já foram entregues à PF no Estado

O governo federal está oferecendo dinheiro para quem entregar armas de fogo, como parte da campanha de desarmamento iniciada no fim da semana passada. Nesta primeira semana do início da campanha, só em Campo Grande foram entregues 170 armas, de vários tipos e calibres. Os donos vão receber, dentro de 30 dias, a partir da devolução, valores que variam entre R$ 100,00 e R$ 300,00.

A orientação da Polícia Federal para quem tem uma arma e quer devolver é que a pessoa primeiro pegue uma guia para poder andar com o objeto. Essa medida evita que a pessoa seja presa por porte ilegal. Isso por que o estatuto do desarmamento agora restringe o porte a pessoas que trabalham na área de segurança ou que estejam sofrendo ameaça à integração física.

Uma portaria baixada ontem prevê que outros órgãos possam receber as armas, entre eles a polícia civil dos estados. Para isso, é preciso que seja firmado um convênio entre a Polícia Federal e essas entidades. Em Mato Grosso do Sul, ainda não há qualquer definição nesse sentido.
 
Bom Dia MS