Mídia Max | 30 de junho de 2016 - 07:59 US$ 10 Milhões Sequestrados

Organização tinha 70 caminhões preparados para traficar droga da Bolívia

Cerca de 70 veículos, entre carretas e caminhões

Cerca de 70 veículos, entre carretas e caminhões, equipados com sistemas de fundos falsos acionados por sofisticados sistemas hidráulicos. Era por meio deles que cerca de duas toneladas de droga atravessavam a fronteira da Bolívia com o Brasil, por Corumbá (MS), e a partir de então circulavam com a carga ilegal pelo país.

Este megaesquema da quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas foi frustrado pela operação Quijarro, da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (29). Nela, foram expedidos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 43 de busca e apreensão de veículos, 17 de busca e apreensão em imóveis e 7 de condução coercitiva. Até o momento, 12 pessoas já foram presas e duas estão foragidas. Dois flagrantes também aconteceram, por porte ilegal de arma.

O que chama atenção, portanto, é o sistema adaptado nos caminhões e carretas utilizado para o transporte de cocaína. Durante uma coletiva de imprensa, o delegado da operação, Elvis Secco, afirmou que os compartimentos eram sofisticados, utilizavam um sistema hidráulico tão bem feito que parte das apreensões de cocaína só foram descobertas após exame em equipamento de raio-x, o que praticamente blindava o veículo em eventuais blitze que interceptassem os veículos