Dourados News | 5 de maio de 2016 - 13:25 POLÍTICA

Afastamento de Cunha tem Marun como pivô em discussão na Assembleia

A liminar que determinou o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados

A liminar que determinou o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) repercutiu em Mato Grosso do Sul na manhã desta quinta-feira (5).

O tema se tornou debate na Assembleia Legislativa e também teve como pivô, o deputado federal Carlos Marun (PMDB), que se posicionou como um dos maiores defensores de Cunha na Casa.

Com a palavra, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez duras críticas as atitudes do sul-mato-grossense e chamou seu correligionário carioca de bandido.

"Me admira o deputado Carlos Marun que se projetou nacionalmente como um dos maiores defensores desse ‘bandido’ que é o Eduardo Cunha. Ladrão, mentiroso! Homem que tem conta no exterior e teve a cara lavada de dizer que não tinha dinheiro", relatou Kemp se referindo a Cunha.

Depois, voltou a provocar o sul-mato-grossense. "Vexame foi ver o comportamento de vários deputados em favor dele, entre eles o Marun, que poderia se posicionar melhor em Brasília ao invés de defender", afirmou.

Após as alegações, o deputado Eduardo Rocha (PMDB) pediu a palavra para defender o deputado de MS no Congresso.

Segundo ele, Carlos Marun não responde a processo na Câmara e a atitude dele se equivale a de outros parlamentares. "Concordo com o seu comentário sobre Cunha, mas peço para que retire o nome do Marun dele. O deputado não responde a nenhum processo. Não posso vir aqui atacar um parlamentar do PT que defende o Lula. Se ele defende companheiro, não é criminoso. Vá devagar com o Marun", disse.

Eduardo Cunha foi afastado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa. A decisão de Teori é provisória e cabe recurso.

Apesar da medida, o parlamentar continua como deputado, porém, impedido de realizar ações na Câmara.