Dourados News | 4 de maio de 2016 - 17:30 saúde

Mortes e notificações pelo vírus H1N1 voltam a aumentar no Estado

Já são oito mortes pelo vírus da Influenza A H1N1 em Mato Grosso do Sul e as notificações chegam a 227. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (04) e mostram crescimento nos casos.

Na semana passada eram cinco mortes pela doença e dos três novos casos, dois deles ocorreram na capital que já contava com duas mortes e um em Três Lagoas. Ainda contam com registros de vítimas fatais devido a Gripe A Corumbá, Coxim e São Gabriel do Oeste.

Quanto aos casos notificados, o crescimento é de 19.47%, já que na semana passada o total era de 190 casos e nessa semana chega a 227. Os confirmados também saltaram de 21 para 42, ou seja o dobro.

Os casos confirmados estão divididos nas cidades de Dourados (08), Aparecida do Taboado (01) Corumbá (01), Costa Rica (01), Coxim (01), Nova Andradina (02), Paranaíba (04), Ponta Porã (03), São Gabriel do Oeste (02), Sidrolândia (01), Sonora (05), Três Lagoas (02) e a capital lidera com 11 casos.

Vacinação

A vacinação contra o vírus da Gripe H1n1 havia cessado no munícipio após as doses recebidas inicialmente terem se esgotados logo depois do dia "D" de imunização. Nesta quarta-feira (02), o serviço foi retomado e de acordo com o setor de imunização da prefeitura, 10 mil doses chegaram.

O encarregado da distribuição do setor de imunização, Edvan Marcelo Moraes Marques havia afirmado ao Dourados News que a campanha segue até o dia 20 de maio e que a cidade recebeu aproximadamente 50% das doses, e que estaria dentro da data prevista, sendo difícil precisar já que o Ministério da Saúde estima que até o dia 13 de maio a distribuição das doses esteja normalizada.