23 de julho de 2004 - 15:19

Funasa quer melhorar infra-estrutura em assentamentos

A Coordenação Regional em Mato Grosso do Sul da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está desenvolvendo ações para levar infra-estrutura em saneamento básico e distribuição de água potável para assentamentos do Estado. Conforme o coordenador regional da Fundação, Gaspar Francisco Hickmann, o objetivo é universalizar a distribuição desses bens para as comunidades em programas específicos.


Em reunião esta manhã, na coordenação do órgão, em Campo Grande, Hickmann reuniu representantes dos movimentos sociais e do deputado federal João Grandão (PT/MS), para iniciar discussão onde devem ser traçadas metas de desenvolvimento do trabalho.
Inicialmente, explica Hickmann, deve ser feito mapeamento da situação de distribuição de água, locais onde há poços perfurados e que carecem de rede de distribuição, ou mesmo onde não há poços.

 

Para desenvolver o trabalho a Funasa buscará parcerias com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)  e o Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra). Na próxima terça-feira, dia 27, às 9h00, no Idaterra haverá nova discussão para aperfeiçoar o planejamento do programa.


A reunião desta manhã contou com a presença de representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CPT (Comissão Pastoral da Terra) , MMTR (Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais), FAFI (Federação da Agricultura Familiar) e COAMS (Centro de Organização e Apoio aos Assentados de Mato Grosso do Sul).