FÁTIMA NEWS - ARTIGO | 28 de abril de 2016 - 18:46 ADVOGADA FATIMASSULENSE - ARTIGO

ARTIGO: A dignidade humana e o trabalhador, por Daiane Michelly Kermaunar

O coração de uma empresa nada mais é do que a soma de esforços dos trabalhadores que a integram, trabalhadores estes que são seres humanos dotados de dignidade e merecedores de respeito.

Ambiente de trabalho sadio tanto na organização, quanto ao respeito  pelos funcionários que o integram, resultam em uma melhora na produção e sucessivamente rendimentos financeiros satisfatórios e assim o tão almejado sucesso.

É inacreditávelque ainda exista na atualidade, trabalhadores tratados como escravos, com desrespeito, discriminação racial e sexual , religiosa e até econômica, onde os melhores precisam se enquadrar em um padrão determinado, pois caso o contrário, estarão suscetíveis ao grupo que tem sua dignidade atingida.

A igualdade quanto a direitos, a dignidade e o respeito, estão protegidos pela Constituição Federal e a Legislação Trabalhista coloca em prática em seu rol normativo que o trabalhador que literalmente é parte mais fraca em uma relação processual, tem o maior respaldo e proteção jurídica.

As vezes o medo de perder o emprego, a necessidade financeira, a timidez, faz com que o trabalhador se feche, tolere atitudes  e até ameaças por parte do empregador,  só que deve- se atentar que problemas sérios na saúde do trabalhador podem surgir, além de tudo, quanto a parte empregadora, os resultados de produção e lucratividade que levariam ao sucesso e expansão de sua empesa, estarão comprometidos, já que o coração de sua empresa não possui os devidos cuidados.

Todas as pessoas devem ser respeitadas e ao sentir que sua dignidade, direito fundamental, está sendo violada, busque a solução e não tenha receio, não é porque não se respeita , que deve- se manter omissos diante de determinada circunstância.

Daiane Michelly Kermaunar

Advogada OAB/MS n° 20.183