Correio do Estado | 28 de abril de 2016 - 14:09 Iguatemi

PF desarticula fornecedores de armas e drogas para quadrilha mineira em Iguatemi

Criminosos atuavam com falsas viaturas, no norte mineiro

Policiais federais desarticulam, hoje (28), quadrilha mineira que traficava armas e drogas de Mato Grosso do Sul para o norte de Minas Gerais. O grupo, com ramificação em Iguatemi, se utilizava de falsas viaturas, rádios e coletes à prova de bala para roubar pedras preciosas, estabelecimentos comerciais, lotéricas e agências dos Correios.

Denominada Todos Pagam, a operação com 110 policiais federais cumpre simultaneamente 68 mandatos judiciais nos municípios mineiros de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além do sul-mato-grossense Iguatemi. São 15 de prisão temporária, 35 de sequestro de bens e 18 de busca e apreensão.

Na investigação, conforme a assessoria da Polícia Federal, foi constatada a atuação da quadrilha no roubo de pedras preciosas em maio do ano passado. Treze homens armados e falsamente identificados como policiais civis invadiram a residência de um empresários da mineira Coronel Murta, depois de danificar cabos de telefonia do município. Foram levados R$ 1,5 milhão em pedras preciosas, assim como R$ 150 mil em dinheiro e uma caminhonete.

Utilizando-se de extrema violência, os criminosos também estariam vinculados ao assalto de agências dos Correios de Itacambira, Padre Carvalho, lotéria em Fruta Leite e posto de combustível na BR-251. Os carros utilizados nas ações, em geral, eram queimados.

Em consonância a sua participação, os envolvidos devem responder por associação criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunha e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas podem exceder 30 anos.