Lucimara Luca / Assessoria | 28 de abril de 2016 - 11:00 FÁTIMA DO SUL - VACINA CONTRA A GRIPE

Campanha de vacinação contra a gripe começa no sábado em Fátima do Sul e Culturama

A campanha nacional de vacinação contra gripe começa neste sábado (30)

A campanha nacional de vacinação contra gripe começa neste sábado (30) em Fátima do Sul e Culturama. Com o slogan “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no período de 30 de abril a 20 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

No sábado (30) acontece o Dia de Mobilização Nacional com atendimento das 8h às 17h nas Unidades de Saúde da Família: Jardim Tatiane, Vila Educacional, Pioneiro e Culturama, mas segue até o dia 20 de maio de segunda a sexta-feira no período de atendimento das salas de vacina.  Portanto, quem faz parte do público alvo deve procurar uma das Unidades, levando a carteirinha de vacinação, além da certidão de nascimento do filho no caso das puérperas e prescrição médica para os doentes crônicos.

Além dos idosos, também deverão receber a vacina crianças de 06 meses a de 05 anos e gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto, as quais deverão apresentar certidão de nascimento do filho ou outro comprovante), trabalhadores de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).

A meta é vacinar contra a Influenza 2.818 pessoas acima de 60 anos, 181 gestantes, 30 puérperas, 1.048 crianças de 06 meses a de 05 anos, 310 trabalhadores de saúde e 452 pessoas portadoras de doenças crônicas.

Nesses casos é necessária a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.  É importante ressaltar que as crianças, que nunca tomaram a vacina contra a Influenza, deverão receber a vacina em duas doses, com intervalo mínimo de 21 dias.  

A vacina contra a gripe será ofertada apenas aos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, não havendo, portanto possibilidade de estender a outros grupos de trabalhadores ou faixas etárias. A vacina ofertada pelo Ministério da Saúde é trivalente e oferece proteção contra H1N1, H3N2 e Influenza B.