Demerval Nogueira / Fátima News | 12 de abril de 2016 - 13:10 GLÓRIA DE DOURADOS - TRÂNSITO

Glória de Dourados recebe a presidente do Cetran-MS

Em reunião que aconteceu no gabinete do prefeito

Foto: Demerval Nogueira / Fátima News

Em reunião que aconteceu no gabinete do prefeito, os representantes do Comtran/Glória receberam a presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), Dra. Regina Maria Duarte, bem como, policiais militares, com a finalidade de discutir diversos assuntos relacionados à Coordenadoria local, sinalizações e campanhas entre outros assuntos no que se refere ao trânsito de forma mais ampla.

O município de Glória de Dourados está apto para o exercício das competências estabelecidas no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) criado pela Lei nº 9.503/97. Embasado na lei maior que regula o trânsito em nosso país, Glória de Dourados criou no final de 2015, a Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran), de conformidade também com a Lei Complementar nº 051/15, Portaria nº 228/15, Portaria nº 258/15 e Decreto nº 057/15.

A Coordenadoria Municipal de Trânsito do município tem como coordenador Andrey Leal da Silva e supervisor Laerte Enada Santana. O Comtran/Glória também disponibiliza a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), tendo como presidente Carlos Bueno do Prado e membros, Márcio Sérgio Rodrigues e Edio Santos Valentim.

A presidente do Cetran-MS, Regina Duarte conversou ainda com os gerentes municipais de Saúde e Educação, Caio Fernando Correia da Silva e Cristina Dutra Teixeira, respectivamente e disse a eles da necessidade do envolvimento dos setores de saúde e educação para a conscientização e a melhoria no trânsito.

Regina Duarte esclareceu sobre as medidas a serem tomadas e disse que “é necessário realizar uma campanha maciça sobre a municipalização do trânsito no município, para depois colocar as medidas punitivas em prática”.  Regina Duarte detalhou ainda, “a municipalização do trânsito pode propiciar uma melhoria da qualidade de vida da população e não, equivocadamente, somente multar os infratores de trânsito”, finalizou.

Durante a reunião também foi discutido sobre o chamado “Maio Amarelo”. O Movimento Maio Amarelo visa uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada.