4 de fevereiro de 2016 - 08:31 CHUVAS EM MS

Rio em MS sobe 6 metros em poucas horas e deixa 34 famílias desabrigadas

O nível do rio Apa, na região de Bela Vista, subiu seis metros em poucas horas e surpreendeu a população ribeirinha. Cerca de 34 famílias tiveram de deixar a região após a invasão das águas nas casas nesta quarta-feira (3).

Essa é a terceira vez que o nível do rio sobe e invade as casas que ficam aqui nas margens. Os desabrigados foram para casa de amigos, familiares e até para um abrigo da prefeitura. Mas apesar dos riscos, tem gente que insiste em ficar em nessas áreas de risco e não saem de jeito nenhum.

Além da cheia do rio, as chuvas dos últimos dias pioraram a situação de algumas rodovias da região sul do estado. Na MS-386, entre Ponta Porã e Amambai, há pelo menos 10 pontos intransitáveis, num trecho de 80 quilômetros. Na MS-156 é tanto buraco que o Ministério Público pediu providências ao governo do estado.

Já o principal acesso a Tacuru está bloqueado há mais de dois meses, por causa de uma cratera. Os moradores têm que usar uma estrada de terra para entrar na cidade. Em plena colheita da soja, muitos agricultores não conseguem escoar a produção por causa da condição das estradas.

O governo do estado informou que faz um levantamento técnico dos estragos. Depois desse estudo, vai definir as medidas que serão tomadas.