Demerval Nogueira / Fátima News | 26 de janeiro de 2016 - 14:23 GLÓRIA DE DOURADOS

Cras distribui produtos hortifruti repassados pelo PAA em GLÓRIA DE DOURADOS

Programa de Aquisição de Alimentos

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), órgão vinculado à Gerência Municipal de Assistência Social e Cidadania (Geasc), pasta gerenciada por Lília Machado Ferreira, distribui produtos hortifruti que são repassados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para entidades filantrópicas e programas sociais, bem como, às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) investe em compras por agricultor familiar por ano R$ 8.000,00. Olácio Komori, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS) ressalta que o PAA “é um importante projeto a contribuir com a organização do sistema de produção das propriedades, na medida em que garante a compra de uma cota da produção” afirma Komori destacando ainda, “desta forma o agricultor pode se programar melhor para produzir com garantia de comercialização”.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 

Quem executa: o PAA é executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Glória de Dourados o programa foi proposto e é coordenado pela APOMS.

No município o programa (PAA) beneficia 45 produtores que são chamados de beneficiários fornecedores. Eles fornecem 47 produtos para o consumo local. No município gloriadouradense existem 1.200 beneficiários consumidores cadastrados, sendo 25 pertencentes ao Lar do Idoso, 75 da APAE e 1.100 do Cras. O PAA adquire os produtos dos agricultores familiares, inclusive produtos excedentes da feira livre que acontece aos domingos e, neste caso, são comprados até mesmo pães, que também são repassados ao Cras para distribuição.

O Cras está encarregado de distribuir os alimentos adquiridos através do PAA, para as famílias regularmente cadastradas no PBF, Lar do Idoso, APAE, Lar do Menor e para todos os programas sociais vinculados à Gerência Municipal de Assistência Social e Cidadania (Geasc). O Lar do Idoso não está vinculado à Geasc, mas o Cras é quem repassa os produtos de hortifruti. A Geasc também distribui verduras e legumes produzidos na horta do Departamento de Fomento Agropecuário do Município (Defap).