13 de janeiro de 2016 - 11:09 DEODÁPOLIS - FORTES CHUVAS

DEODÁPOLIS: Força das águas arrebentou represa na 18ª linha e queda de duas outras pontes

Força das águas arrebentou represa na 18ª linha e queda de duas outras pontes

A força das águas destruiu duas pontes. Fotos: Eliton Santos.

As fortes chuvas que caem em boa parte do sul do estado desde o final do ano passado tem causados diversos danos, principalmente na zona rural dos municípios atingidos. Em Deodápolis, nesta terça (12), o Gerente de Obras Clauberto Farias e o Tenente Max da Defesa Civil estiveram novamente visitando os locais agravados com as chuvas deste inicio de ano. Segundo dados da Copasul em Deodápolis, já choveu desde o dia 1º em torno de 280mm, destes 150mm somente neste ultimo final de semana. Na 18ª linha, uma represa estourou. As forças das águas do Rio Eretã ocasionaram a queda de duas pontes. Uma na 16ª linha nascente no KM 01 e outra na 17ª linha nascente no KM 04.

“Estamos vivenciando muitos problemas causados pelas chuvas. Neste novo levantamento, mais cinco pontes caíram. Inclusive, uma delas foi concertada já após as chuvas do final de ano. Pedimos a colaboração da nossa população e a compreensão. Estamos trabalhando empenhados em atender, porém a demanda é grande por conta das chuvas!” destacou o Gerente de Obras, Clauberto Farias.

Os dados levantados pela equipe das pontes prejudicadas neste inicio de ano serão inseridos no sistema ‘S2ID - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres’. O relatório ainda será levado pela Prefeita Maria Viana ao conhecimento da Governadoria. Deodápolis decretou situação de emergência em Dezembro do ano passado. O estado reconheceu a situação de emergência no ultimo dia 6 de janeiro. Com os novos danos, o município deverá em breve decretar novamente a situação de emergência. Somente nestes 12 primeiros dias de 2016, mais cinco pontes foram destruídas.

Local onde existe uma represa. Foto: Eliton Santos.