Wilson Amaral/MS Cidades | 2 de janeiro de 2016 - 14:59 DEODÁPOLIS - DEVOLUÇÃO

Legislativo devolve mais de R$ 18 mil do duodécimo a prefeitura em DEODÁPOLIS

Dinheiro é devolvido aos cofres municipais

Presidente Karenn ao centro com vereadores Paulino e Sinval (Foto: Wilson Amaral/MS Cidades)

A vereadora e presidente do Poder Legislativo de Deodápolis Karenn Ramsdorf Leonardo da Silva juntamente com a mesa diretora da gestão atual composta pelos vereadores José Sinval de Oliveira, Paulino Antonio do Amaral e Paulo Roberto de Oliveira Paz devolveram antes de virar o ano mais de 18 mil reais aos cofres do executivo.

A devolução de parte do duodécimo poderia ser 3 vezes maior, mas a direção da Câmara achou por bem quitar todos os compromissos e antecipar todas as férias de todos os servidores, pagando o adicional de férias e as obrigações patronais (INSS) quitado junto a Secretaria da Receita Federal até o mês de Dezembro.

O duodécimo é o orçamento anual, previsto pela Lei Orçamentária Anual do Legislativo, que, como o próprio nome diz, é pago em doze parcelas e é usado para fazer frente às despesas com salários dos servidores e vereadores, inclusive dos encargos, compra de material de consumo e pagamento de serviços terceirizados, dentre outros. Pela lei, municípios de até 100 mil habitantes repassam 7% de sua receita líquida prevista em orçamento para o funcionamento da Câmara Municipal. Quando o Legislativo gasta menos do que o previsto, o dinheiro é devolvido aos cofres municipais.

O valor devolvido representa uma substancial economia que o Legislativo fez e que demonstra a responsabilidade com que os recursos foram tratados, tanto é realidade que a vereadora e presidente do legislativo Karenn recebeu recentemente o título e certificado oferecidos pelo CETRAN - Centro de Treinamento e Apoio Municipal, o qual reconheceu a eficiente gestão da Casa de Leis de Deodápolis, onde priorizou o equilíbrio, austeridade e transparência não obstante a crise financeira que atinge a todas as unidades da federação e em particular os municípios.

A presidente também recebeu uma Moção da Assembleia Legislativa pelo título e pela administração que vem se destacando como referencia de avaliação entre os municípios, com empenho no trato de suas funções e pela seriedade com a qual administra a Câmara Municipal de Deodápolis.

Karenn "primeiramente agradeço a Deus, aos meus pais pela educação e responsabilidades, aos vereadores e os servidores desta casa que tem colaborado para que possamos administrar de forma harmoniosa e transparente, visando atender os anseios da população. No final de mais um ano frente ao legislativo acreditamos que estamos no caminho certo, com o apoio de todos estamos superando os desafios e apreendendo a cada passo, esperamos que 2016, seja de grandes conquistas e muitas vitórias," finalizou a presidente.