Luciano Lima/Assessor de Comunicação Social | 27 de novembro de 2015 - 07:33 VICENTINA - ESTRAGOS DAS CHUVAS

VICENTINA: Chuvas prejudicam estradas vicinais e pontes também foram danificadas

Estradas das área rural bastante prejudicadas

Estradas vicinais e ponte após chuva em Vicentina - FOTOS: ELENILDO SANTOS

Nos últimos dias o município de Vicentina a exemplo de todos os municípios da Região da Grande Dourados recebeu grande fluxo de água das chuvas deixando as estradas vicinais bastante prejudicadas.

Além de crateras abertas pelas enxurradas danificando totalmente a passagem de veículos em alguns trechos das linhas do carajá, caraguatá e oculto, pontes também foram danificadas e uma totalmente arrancada na linha do guiraí pela força da água impossibilitando totalmente a passagem pelo local. As outras linhas também sofreram danos menores, as mais prejudicadas foram as citadas acima.

Constantemente, a Prefeitura Municipal de Vicentina realiza manutenção nas estradas vicinais do município. Em decorrência do grande volume de chuvas o prefeito Hélio Toshiiti Sato (PR) autorizou em regime de emergência que a Secretaria de Infraestrutura, pasta responsável por realizar os reparos, inicie imediatamente a recuperação das pontes e o patrolamento das vicinais. Sato juntamente com seu secretário de Infraestrutura Elenildo Santos, estão percorrendo as linhas para levantamento minucioso do atendimento prioritário.

“Apesar da crise enfrentada pelos municípios brasileiros, existe situações que precisamos ser ágeis, uma delas e a liberação das estradas vicinais, que além de facilitar e encurtar caminhos para os moradores na zona rural são essências para o escoamento de safras e movimentação dos produtores rurais de nosso município. Estamos fazendo o levantamento das áreas danificadas e financeiro para que possamos em um curto espaço de tempo resolver esse problema.” Salientou Hélio.

As estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas.

Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado impactando no seu preço final, por isso sua manutenção é uma das prioridades da Gestão Nosso Povo, Nossa Gente.