Campo Grande News | 18 de novembro de 2015 - 17:30 NEGÓCIOS

Sociedade entre Silvio Santos e Edir Macedo origina programadora de canais pagos

A sociedade entre Silvio Santos, Edir Macedo e Amilcare Dallevo não se limitará apenas às negociações com as operadoras de TV por Assinatura dos sinais digitais das suas respectivas emissoras.

De acordo com o “NTV”, a empresa também será uma programadora de canais em que os conteúdos serão apresentados para as companhias do cabo e plataformas de vídeos on-demand, como Netflix e Net Now. “Futuramente, a Newco poderá vir a atuar na produção de conteúdo audiovisual distinto daquele ofertado pelas requerentes em TV aberta [Record, SBT e RedeTV!], ampliando o fornecimento de conteúdo nacional ao público”, diz a petição enviada no último dia 13 pelos advogados das três redes à conselheira Cristiane Schmidt, relatora do processo no Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade).

Dentre as intenções da associação está a criação de canais em acordo com produtores estrangeiros, como o grupo dos Marinho faz com o Universal Channel.

A nova modalidade da joint-venture deve acontecer no futuro, após um tempo que a empresa esteja implantada. Antes, porém, terá que enfrentar um processo de avaliação no Tribunal Administrativo do Cade, após as companhias concorrentes, juntamente com a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), recorrerem da decisão pela aprovação da sociedade.

O motivo para o recurso são os valores estipulados para a cobrança dos sinais. Segundo a concorrência, os preços são  abusivos e chegarão ao consumidor final. Record, SBT e RedeTV! pretendem faturar em torno de R$ 360 milhões por ano com as cobranças, que resultarão no aumento de R$ 5 na conta dos assinantes. Em defesa do empreendimento, as redes afirmaram que a Globo já faz isso.