Demerval Nogueira / Fátima News | 3 de novembro de 2015 - 08:32 GLÓRIA DE DOURADOS - INAUGURAÇÃO

A primeira Cresol do Estado é inaugurada em GLÓRIA DE DOURADOS

Com a presença dos diretores e funcionários da Cresol

FOTOS: Demerval Nogueira / Fátima News

Com a presença dos diretores e funcionários da Cresol, políticos da região e do Estado, outras autoridades ligadas ao ramo do cooperativismo e público em geral, foi inaugurado no dia 29 de outubro, a primeira Cresol do Estado de Mato Grosso do Sul, em Glória de Dourados – a Cresol-MS. Com o cerimonial apresentado por Cledir Magri, diversas autoridades falaram a respeito da instalação da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), que teve as Bênçãos do padre Clarindo Redin.

O diretor presidente da Central Cresol Sicoper, Gelson José Ferrari ressaltou a importância da implantação da Cresol em Glória de Dourados. “Para nós é um motivo de muito orgulho estar adentrando ao solo Sul-Mato-Grossense, principalmente em Glória de Dourados e região, onde prospera a Agricultura Familiar”. O deputado estadual João Grandão (PT), também fez questão de dimensionar a importância. “Nós que sempre apoiamos a Agricultura Familiar, ficamos felizes com a chegada da Cresol nesta região onde prosperam os pequenos produtores embasados na Agricultura Familiar”.

O deputado estadual Renato Câmara (PMDB), usou a palavra e fez questão de afirmar que “a Agricultura Familiar é o verdadeiro esteio, o sustentáculo alimentício do nosso país. Quem mantém o Produto Interno Bruto (PIB) são os pequenos produtores” afirmou Câmara.  Gerson Facina, delegado federal do MDA/MS, afirmou, “estaremos sempre apoiando os produtores que militam na Agricultura Familiar, sempre temos dado total apoio através do MDA e vamos continuar sempre na defesa de todos, pois, o MDA tem esse objetivo”.

O representante do governador do Estado, secretário estadual da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), Fernando Lamas argumentou que a Agricultura Familiar é o sustentáculo da nação brasileira. “Em nome do governo do Estado, nós estamos aqui para prestar o nosso apoio irrestrito a todos os produtores familiares de Glória de Dourados e do nosso Estado. Nosso objetivo é incentivar a produção familiar, porque essa é uma das prioridades do nosso governador. A chegada da Cresol em MS é uma demonstração de que o nosso Estado tem amplas condições de oferecer produtos de alta qualidade produzidos através da Agricultura Familiar”.

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PROS) afirmou em seu discurso que o município gloriadouradense sempre foi e sempre será um polo do desenvolvimento econômico e social. “Glória de Dourados recebe hoje a Cresol e, isso é uma clara demonstração que o nosso município vem a cada dia aumentando a sua produtividade. Hoje a Agricultura Familiar é uma realidade em nosso município, além da bacia leiteira, da avicultura, a suinocultura entre tantos outros ramos produtivos”, disse Athas emendando ainda, “Nossa região vive e transpira a Agricultura Familiar”.

O prefeito Arceno Athas fez questão de citar um ditado chinês que diz: Perigo e Oportunidade. E afirmou que em Glória de Dourado e região oferecem as grandes oportunidades para aqueles que querem produzir grãos e alimentos. O prefeito esclareceu, “muitos não sabem, mas nós estamos implantando o maior Centro, talvez do nosso país, para acolher e incentivar a Agricultura Familiar, localizado na 5ª linha, graças aos nossos esforços e de todos aqueles que vislumbram um futuro melhor e mais saudável”. O prefeito também fez questão de salientar o crescimento do município em todos os setores, porque os investidores acreditam na administração atual. Tanto que acaba de ser inaugurado mais um empreendimento do ramo de combustível na cidade, com investimentos, segundo o prefeito, de mais de R$ 2 mi.

O Centro de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar localizado na 5ª linha, segundo o prefeito, tem recursos de R$ 1,5 mi do MDA, além de recursos de Emendas do senador da República Delcídio do Amaral (PT). Vai abrigar vários órgãos ligados à Agricultura Familiar, Apoms, Agraer, Universidade Estadual de MS (UEMS), entre outros órgãos ligados à Agricultura Familiar e também pesquisas relacionadas à produção no campo, como já fazem os alunos e professores da UEMS local.

O diretor-presidente da Cresol-MS, Olácio Mamoru Komori ressaltou, “aqui começa uma nova etapa para a nossa comunidade. Estamos instalados, com endereço certo e credenciados junto ao Banco Central (BC). Portanto, as regiões do Cone Sul, Vale do Ivinhema e da Grande Dourados pode contar conosco, sem contarmos que queremos e temos a certeza que vamos abranger todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, disse Komori. Olácio Komori foi muito elogiado pelos diretores da Cresol que estiveram presentes na inauguração da primeira Cresol no Estado. A Cresol tem suas filiais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com abrangência no Estado do Paraná, agora chega ao MS.