Uol | 8 de outubro de 2015 - 08:40 Empreendedorismo

Empresas fazem perfume e esmalte veganos para agradar amantes de bichos

O mercado de cosméticos veganos tem aberto oportunidades para empresas que criam alternativas aos produtos vendidos pelas indústrias multinacionais. A Surya Brasil, por exemplo, fabrica e exporta xampus e até esmaltes veganos. Já La Vie Vegan criou uma linha de colônias perfumadas e a loja virtual Capymstore se especializou na venda de produtos que não ferem animais. 

Criada em 1994, a Surya é um caso bem-sucedido de fabricante de produtos orgânicos e veganos. Exporta para 40 países, entre eles, EUA e Emirados Árabes, e está presente em redes como lojas Americanas, Drogasil, Drogaria São Paulo, entre outras. Apesar de não revelar faturamento, a empresária Clélia Angelon diz que a marca cresceu 30% em 2014, e espera faturar 50% mais em 2015.

Além de manter um espaço na Vila Mariana, em São Paulo, fez recentemente uma parceria para vender no Shopping Ibirapuera. "É o primeiro passo para iniciarmos o processo de abertura de franquia. Começamos com esse piloto e devemos abrir as primeiras unidades em 2016."

A Surya comercializa, atualmente, 11 linhas que contêm 158 produtos. Os preços vão de R$ 9,95 (loção de tratamento para fixação de cor em cabelos tingidos) a R$ 240 (xampu da linha profissional). Ela diz que na loja do Ibirapuera o gasto médio do cliente é de R$ 500. "Muitos compram para a família toda." Entre os produtos, há ainda o esmalte vegano, vendido a R$ 20.

Gatos inspiraram criação de linha de perfumes

Com nomes inspirados nos gatos que resgatou da rua, a empresária Angela Ledesma criou a La Vie Vegan em setembro de 2014. A empresa produz uma linha de colônias perfumadas e hidratantes veganos (sem ingredientes de origem animal) e não realiza testes em animais. As vendas ainda são baixas, 60 itens por mês, mas a ideia é agradar um público que, como ela, é amante de bichos.

 

Divulgação
Colônias da La Vie Vegan têm nomes inspirados em gatos resgatados

A dona da La Vie Vegan afirma que começou a se interessar em produzir uma linha própria por ter dificuldades para encontrar perfumes veganos e que não realizam testes em animais. "Quando eu vi que não havia produtos que atendessem às minhas necessidades, vi a oportunidade de começar um negócio." Produtos convencionais podem usar fixadores de aroma feitos de óleo de baleia e castor, por exemplo.

 

Atualmente, a empresa tem cinco colônias. Cada uma com nome de um gato: Marcel (masculina), Toulouse e Olivier (unissex), Julie e Amélie (femininas). Todas custam R$ 39,90. As fragrâncias unissex também deram nome aos hidratantes, vendidos por R$ 23,50 a unidade. "As fórmulas são feitas com manteiga de karité e derivados do óleo de coco."

Ela espera aumentar as vendas em 28% até o fim do ano participando de eventos voltados ao público vegano. "Quem é vegano tem todo o cuidado de ler o rótulo dos produtos e se informar. Eu percebo que quando eles nos conhecem confiam mais e acabam virando clientes fiéis."

Dificuldade de achar produtos motivou e-commerce

Donos do Capymstore, a empresária Daniela Pantani e o seu sócio, Jorge Cruz, perceberam que veganos, muitas vezes, perdem tempo na triagem de cosméticos, e resolveram criar um site para facilitar. "Todo vegano lê o rótulo dos produtos e checa se a empresa realiza testes em animais. Nós fazemos todo esse trabalho para ele ter a certeza de estar comprando um produto livre de crueldade."