Lucimara Luca / Assessoria | 6 de outubro de 2015 - 15:22 FÁTIMA DO SUL - SAÚDE

Secretaria informa que vacina contra o câncer do Colo de Útero estão disponíveis em Fátima do Sul

A orientação é que sejam vacinadas de maneira diferenciada

A equipe da secretaria de Saúde informa que a dose da vacina HPV está disponível de segunda à sexta das 07h às 12h, em todas as Unidades de Saúde de Fátima do Sul e Culturama.

Deverão receber a vacina as adolescentes de 9 a 11 anos e as de até 13 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado.

A orientação é que sejam vacinadas de maneira diferenciada, as mulheres de 14 a 26 anos, vivendo com HIV e as que atendem esse critério e completaram 27 anos, que já tinha iniciado o esquema vacinal aos 26 anos.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. É um importante problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade, especialmente nos países em desenvolvimento.

Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos nos países em desenvolvimento. No mundo e no Brasil, se constitui como a terceira causa de morte por câncer entre mulheres.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais. O número estimado para 2014/2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos.