Correio do Estado | 2 de outubro de 2015 - 08:50 PADRE PEDÓFILO

Caso de estupro em que padre é acusado pode ser arquivado, diz polícia

Padre Jocerlei José está afastado de atividades religiosas que exercia na Capital

Padre foi afastado da função religiosa depois que caso foi à tona - Foto: Divulgação

A polícia pretende dar como esclarecido o caso de estupro contra adolescente, de 16 anos, em que o padre Jocerlei José Tavares foi apontado, inicialmente, como autor. A suposta vítima que, inclusive, está gravida - de aproximadamente cinco meses, e o pai pode ser o religioso, confessou à polícia que manteve relação sexual com consentimento e definiu o caso como ''relacionamento amoroso''. Com isso, de acordo com a delegada que investiga o caso, Daniela Kades, a polícia muda a linha de investigação e pode pedir o arquivamento do inquérito policial.

Segundo a autoridade policial, os trabalhos estão empenhados para descobrir se Jocerlei teve relação sexual com a garota quando ela ainda era criança. “Ele a conhece desde os 11 anos. Trabalhamos para esclarecer se tiveram relação nesta faixa etária. Caso confirmado, ele será indiciado por estupro de vulnerável', pontuou. Se não, o caso será dado como esclarecido.

Ontem, o delegado titular da especializada, Paulo Sérgio Lauretto, havia dito que para afastar todas as possibilidades de a jovem ter sido assediada pelo religioso, ela poderá ser submetida a depoimento sem dano, que acontece com acompanhamento de psicólogo, em sala do Fórum.

No entanto, a delegada enfatiza que isso poderá ocorrer, somente, em fase processual. “Ele sendo apontado ou não como autor, vou relatar o inquérito ao Poder Judiciário e o juiz deverá decidir as próximas providências, podendo ser até o arquivamento. A adolescente será ouvida neste sentido, caso surjam novas informações. Mas, por enquanto, a afirmação dela quanto ao relacionamento consentido foi circunstanciado”, avaliou a autoridade policial.

Ainda segundo Daniela Kades, o padre ainda não foi intimado para prestar depoimento porque a polícia está em busca de provas que o incriminem. “Se não houve crime, vamos intimá-lo com base em que?”, questionou.

A delegada também declarou que vai interrogar pessoas do convívio da garota e do padre afim de esclarecer se a suposta vítima foi violentada quando criança. Mãe e irmã da adolescente devem comparecer à delegacia ainda nesta semana.

O CASO

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar denúncia de estupro, na sexta-feira (25), depois de a mãe da adolescente levá-la até a Santa Casa, com suspeita de problemas renais, devido a apresentar inchaços no corpo.

No hospital, a gravidez foi constatado e a garota confessou o romance com o padre Jocerlei.

O caso chegou ao conhecimento do Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa, que, imediatamente, afastou o religioso da função de Vigário Paroquial, que exercia na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Campo Grande.