22 de julho de 2004 - 07:50

Mercosul e da UE voltam a se reunir dia 9 de agosto

O Itamaraty confirmou hoje a suspensão até 9 de agosto da reunião de negociação dos coordenadores do Mercosul com a União Européia no XV Comitê de Negociações Bi-regionais. O evento ocorre em Bruxelas, na Bélgica. As conversas prosseguem em nível técnico até sexta-feira (23), data em que se encerraria formalmente o encontro dos coordenadores.

O chefe da delegação brasileira e também do Mercosul, embaixador Régis Arslanian, disse, após a reunião com os representantes europeus, que o Mercosul considerou "inaceitável" a proposta apresentada ontem pela União Européia de se estabelecer um sistema de introdução gradual de cota, em dez anos, para exportações de carne do bloco do Cone Sul para a UE.

Segundo o embaixador, pela proposta européia a cota de 60 mil toneladas por ano de carne, já considerada insuficiente pelo Mercosul, facultaria ao bloco do Cone Sul a exportação de apenas seis mil toneladas no primeiro ano. Com isso, caberia ao Brasil exportar para a UE pouco mais de duas mil toneladas no primeiro ano de vigência da proposta.

Segundo o Itamaraty, para se ter uma idéia do que representa a exportação de duas mil toneladas de carne brasileira por ano para a Europa, um navio tem capacidade para transportar cerca de 70 mil toneladas em uma única viagem.

O embaixador explicou que a exportação de produtos agropecuários, como a carne, são uma prioridade para o Mercosul e a proposta européia representa um retrocesso na negociação.

"Estamos num momento crucial do entendimento, em que não podemos admitir que sejam introduzidos desequilíbrios na negociação do acordo com a União Européia", disse o embaixador.

Os negociadores do acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia concordaram em retomar as conversações no dia 9 de agosto, em Brasília.
 
 
Agência Brasil