TJ MS | 4 de setembro de 2015 - 08:04 Poder Judiciário - TJMS

TJMS disponibiliza nova ferramenta que permite a advogados acesso às gravações de audiências

A partir da próxima terça-feira (8), os advogados poderão ter acesso, no portal E-saj, às gravações realizadas durante as audiências. A iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, dará mais agilidade ao trabalho dos advogados beneficiando seus clientes. A nova funcionalidade já passou por todos os testes e estará disponível para processos de todas as comarcas do Estado.

Anteriormente os advogados só tinham acesso aos depoimentos gravados por meio de mídias como pendrive e DVD, que deviam ser solicitadas logo após a realização da audiência ou em outro momento direto nos cartórios.

Como medida de segurança, o acesso aos áudios e vídeos será permitido apenas a advogados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública, vinculados aos processos em que atuam.

Gravação de audiências – Em 2013, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul terminou a implantação de sistema de gravação de audiências em todas a comarcas do estado, depois de quase dois anos de testes e aperfeiçoamentos. Com este módulo do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), desenvolvido pela Sofplan, o juiz precisa apenas colher o depoimento e este é anexado ao processo em áudio e vídeo para futuras consultas, desde então.

A ferramenta é dinâmica e trouxe benefícios inquestionáveis ao PJMS. Durante a audiência, o assessor pode ir destacando trecho por meio de alguns cliques, criando um índice de acesso às falas que precisam ser localizadas com facilidade. Porém, até esta data, ao final da audiência o advogado precisava solicitar uma cópia do conteúdo, que podia ser gravado em pendrive, por exemplo. Agora os arquivos ficam disponíveis no Portal e-SAJ.