Natelinha | 2 de setembro de 2015 - 10:05 JORNALISTA

Paulo Henrique Amorim é condenado mais uma vez a indenizar diretor da Globo

O jornalista e apresentador da Record, Paulo Henrique Amorim, foi condenado na última sexta-feira (28) a indenizar mais uma vez o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel.

Segundo o site Conjur, Paulo Henrique foi condenado por ter acusado Kamel de racismo durante uma entrevista ao jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em abril do ano passado.

A decisão foi da juíza da 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Lindalva Soares Silva. Na sentença, ela compreendeu que o jornalista ultrapassou os limites da liberdade de expressão e feriu a honra de Kamel. "A liberdade de expressão não pode romper com padrões de convivência civilizada, no respeito recíproco, tampouco pode gerar situações de constrangimento através de palavras desproporcionais ainda que lastradas em críticas envolvendo o autor", diz trecho da sentença proferida por Lindalva.

Segundo a decisão da juíza, houve "uso desproporcional da linguagem" na citação do jornalista e sua frase, por si só, caracteriza abuso: "Ser independente em suas opiniões não se confunde à injúria, à difamação ou ao destempero verbal, afrontando à honra de quaisquer pessoas envolvidas sejam elas públicas ou não".

A decisão ainda cabe recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF). Esta é a quinta condenação que Paulo Henrique Amorim sofre por conta de processos movidos por Ali Kamel.