Conjuntura Online | 1 de agosto de 2015 - 08:13 AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Com governo desastroso, confiança de Dilma cai 50% em um ano, diz Ibope

Confiança de Dilma está em declínio (Foto: Divulgação )

A confiança dos brasileiros nos meios políticos está em queda livre. Pesquisa divulgada na sexta-feira (31) pelo Ibope aponta que, numa escala em que 0 é desconfiança total e 100 é confiança plena, a presidência da República, simbolizada pela imagem de Dilma Rousseff, passou de 44 pontos em 2014 para 22 neste ano.

O Congresso Nacional aparece empatado com a presidente, com os mesmos 22 pontos. Esta é, no entanto, a primeira vez, em sete anos, que um presidente não é visto pela população como mais confiável do que o Congresso.

A pesquisa revelou que os brasileiros confiam mais nos bombeiros, nos sindicatos e nos bancos do que nos políticos que comandam sua cidade ou país.

Se em 2009, o comando do Executivo aparecia na 5° colocação de instituições com maior credibilidade, hoje está no 17° lugar - a antepenúltima posição.

MAIS CONFIÁVEIS

No topo da lista dos mais confiáveis está o Corpo de Bombeiros, que ocupa essa posição há, pelo menos, sete anos. Em segundo lugar, aparecem as igrejas, seguidas pelas Forças Armadas e pelos meios de comunicação.

Os dados são da pesquisa Índice de Confiança Social de 2015, realizada de 16 a 22 de julho de com 2002 pessoas em 142 municípios brasileiros.