Correio do Estado | 28 de julho de 2015 - 13:13 Dourados

Falso promotor de Justiça engana militar e tenta aplicar golpe

Golpista se passou por promotor da área criminal da cidade e deu ordens para policiais

Se passando por promotor de Justiça de Dourados, estelionatário enganou policial militar e tentou aplicar golpe em agência dos Correios, ontem (27). O criminoso fingiu que precisava de apoio para transportar, supostos, adolescentes e, depois, pediu para atendente dos Correios inserir créditos em seu telefone celular.

Conforme informações do registro policial, na tarde de ontem, um cabo da Polícia Militar recebeu, no quartel do 3º Batalhão, ligação de um homem que se identificou como sendo o promotor de Justiça João Linhares, da 4ª promotoria criminal, que pediu o número do celular do oficial que estava comandando a viatura porque precisava de um apoio.

Em seguida, o falso promotor ligou para o sargento e disse que era para ele se deslocar para a rodovia que liga Dourados a Ponta Porã, a cerca de 15 quilômetros da cidade, pois no local estava o carro do Conselho Tutelar que transportava adolescentes e havia apresentado problemas mecânicos.

Durante a conversa, o falso promotor pediu que o sargento fosse para uma agência dos Correios. O militar questionou para qual finalidade e foi orientado que entregasse o telefone para uma atendente, pois falaria diretamente com ela.

Na agência, que fica na Rua Quintino Bocaiuva, a funcionária repetiu em voz alta o que estava sendo solicitado do outro lado da linha e, ao ouvir, que o suposto promotor queria que ela inserisse créditos em celular, o policial encerrou o telefonema. Na sequência, tentou retornar e não conseguiu completar a ligação, chegando a conclusão de que se tratava de um golpe.

Na comarca do Ministério Público de Dourados, o PM foi informado, por secretária, que o promotor estava em consulta médica e que o número dele tem o DDD do Estado de Mato Grosso do Sul não do Mato Grosso, como o da ligação.

O caso foi registrado na delegacia como tentativa de estelionato.