21 de julho de 2004 - 17:44

Executores estaduais debatem modelos pedagógicos para Uneis

Teve início hoje, às 8h30, no Hotel Concord, em Campo Grande, a capacitação para os executores estaduais das medidas socioeducativas das unidades do interior do Estado e da capital.

Estiveram presentes à solenidade de abertura, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloísa Castro Berro, a promotora de justiça, Vera Aparecida Frost Vieira, a superintendente das Políticas de Defesa da Cidadania, Zenóbia Pedrosa, e a coordenadora de Medidas Socioeducativas da Setass, Rosemeire Cecília da Costa.

De acordo com a secretária Eloísa Castro Berro, a capacitação é um processo continuado e é importante que a equipe esteja unida, trabalhando em conjunto para melhorar o atendimento e executar as medidas socioeducativas com qualidade em Mato Grosso do Sul. O Governo Popular tem o desafio e compromisso de implementar uma proposta pedagógica que dê uma nova perspectiva de vida e dignidade ao adolescente e seja referência no País.

Durante a capacitação serão apresentados e discutidos, entre os agentes, gestores, técnicos, diretores das unidades e representantes do Judiciário, dois modelos referenciais de prática de medidas socioeducativas no Brasil. As experiências estão sendo debatidas para reflexão e avanço das ações executadas no Estado.

Hoje está sendo apresentado pelo diretor do Centro Sócio Educacional Dom Luís Amigon, Frei Gerardo Boharquez, o modelo Amigoniano, implantado há quatro anos em Belo Horizonte (Minas Gerais). De acordo com Frei Gerardo, o adolescente precisa ter uma acolhida carinhosa, afetuosa e saber que faz parte da família. O modelo Amigoniano enfatiza o protagonismo juvenil e está sendo exportado para Brasília e Belém do Pará. Encontra-se, também, em fase de negociação para ser implementado em Vitória e no Estado da Bahia. Amanhã a presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Porto Alegre (Fase), Jane Aline Kuhn, fala sobre o Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul e, no último dia do evento, sexta-feira, a assessora-técnica da Fase, Márcia Regina Nunes, ministra palestra sobre o Plano Individual de Atendimento.
 
Agência Popular