23 de julho de 2004 - 17:33

Câmara de Insumos Agrícolas quer redução de tributos

A redução da carga de impostos é um dos principais desafios da Câmara de Insumos Agrícolas. A afirmação foi feita pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Amauri Dimárzio. Segundo ele, os impostos são altos, o que impede o crescimento do setor. Uma proposta de redução da carga de impostos será elaborada pela Câmara e submetida ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a quem caberá negociar com a área econômica do governo.

A Câmara de Insumos Agrícolas reúne empresários, governo, trabalhadores e organizações não-governamentais. Discutir propostas para fortalecer o crescimento do setor, aumentar a competitividade interna e externa e criar novos empregos estão entre as prioridades do órgão. as reuniões da Câmara serão trimestrais.

O presidente nomeado do órgão, Cristiano Valter Simões, iniciou as discussões pedindo ao Ministério da Agricultura que apresse a concessão de registro para fungicidas contra a ferrugem da soja. "A produção nacional de soja seria incrementada com esta medida", esclareceu.

A criação da Câmara de Insumos resultou da necessidade de discutir pontos específicos do agronegócio, que no Brasil já responde por 42% das exportações, 37% dos empregos gerados no país e com uma participação de 34% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
 
Agência Câmara