R7 | 30 de junho de 2015 - 08:50 SERTANEJOS

Artistas ganham cachês de até R$ 200 mil e já fazem mais shows do que Claudia Leitte

A morte do cantor Cristiano Araújo foi uma tragédia que comoveu os fãs e causou estranhamento em quem não acompanha o atual momento da música brasileira. Até então, para alguns, o artista era um completo desconhecido, mesmo emplacando músicas nas listas das mais tocadas do Brasil nos últimos três anos e com agenda de shows com cerca de 20 eventos por mês com cachês que chegavam a R$ 200 mil. Só para nível de comparação, é muito mais que Claudia Leitte. Conhecida no Brasil todo, a estrela do axé faz de quatro a seis shows por mês, apesar da fama incontestável.

Esse choque cultural serviu para mostrar que existe um Brasil que não ganha cobertura na mídia e passa despercebido nos grandes centros, com destaque para o Rio de Janeiro, cidade que não absorve a música sertaneja, o forró e o brega.

Mas Cristiano Araújo não é o único exemplo de artista de sucesso que é um completo desconhecido para muita gente. Hoje, não existe mais unanimidade no consumo de música. Se nas décadas de 60 e 70 os ídolos do País e até em nível mundial eram basicamente os mesmos, hoje cada região tem seu preferido da vez.

Portanto, há outros artistas do mesmo porte ou com sucesso que supera o de Cristiano e que ainda assim não são conhecidos fora do nicho onde alcançaram êxito. Exemplos não faltam. Henrique e Juliano, Jads e Jadson, Zé Felipe (filho de Leonardo), Marcos e Belutti e o pagodeiro Dilsinho são só alguns exemplos dos popstars brasileiros que o Brasil ainda não conhece.

Com agenda que reúne cerca de 24 shows por mês, a dupla Henrique e Juliano é considerada a revelação do sertanejo em 2014. Os irmãos, que foram os primeiros a reclamar da correria na estrada e agendas lotadas após a morte de Cristiano Araújo, dificilmente param em casa para curtir o que já conquistaram com a fama.

Em menos de duas semanas no mês de junho, os dois estiveram em Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Amazonas, Acre e Bahia. Com sucessos como Eu Sou Gordinho e Até Você Voltar, a dupla tem dois discos lançados.

Com mais de uma década de estrada, Jads e Jadson atingiram o ápice da carreira em 2014, com o lançamento do DVD Ao Vivo em Campo Grande. As músicas mais conhecidas da dupla são Jeito Carinhoso e Ressentimento, com mais de 22 milhões de visualizações no YouTube. Embora não sejam novatos, os cantores são apontados como um dos renovadores do cenário sertanejo