Mídia Max | 29 de junho de 2015 - 15:16 Energisa

MPE abre inquérito para investigar Energisa por cobrança indevida

Consumidores reclamaram de contas 'exorbitantes'

O MPE-MS (Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar cobrança praticada pela Energisa, concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do MPE, nesta segunda-feira (29), serão apuradas ‘eventuais cobranças indevidas praticadas pela empresa “Energisa”’. A publicação não apresenta mais detalhes, mas em audiência pública promovida na Assembleia Legislativa, consumidores reclamaram de cobranças exorbitantes nas recentes contas de energia.

Na ocasião, o Ministério Público, por meio de seu representante, promotor Aroldo José de Lima, disse ter ficado claro que a Energisa estaria cobrando de forma irregular o consumo de energia. Os questionamentos serviriam de base para eventual propositura de um inquérito civil e, posteriormente, de uma ação civil pública.

Consumidores alegam que a empresa cobra valores ‘exorbitantes’ nas contas de energia e desconfiam que esteja acima do reajuste de 32,1%, autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O inquérito foi aberto pela 25ª Promotoria de Justiça de Campo Grande.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB), proponente da audiência, prometeu elaborar um relatório das reclamações para encaminhar ao MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) e MPE-MS.

Questionada sobre a instauração do inquérito, a Energisa não respondeu até o fechamento desta reportagem.