Correio do Estado | 29 de junho de 2015 - 13:00 Quadrilha Especializada

Caminhoneiro escapa de quadrilha de 'falso frete' por 2 vezes

Vítima desconfiou de contratação idêntica à primeira vez e acionou a polícia

Bandidos entraram em contato com a vítima e alegaram ter pegado o contato em um site de fretes (Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado)

Cinco integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do falso frete foi presa na última sexta-feira (26), depois que a vítima desconfiou da contratação e acionou a polícia. Darci Rodrigues Cavassola, 32 anos, já havia sido vítima de uma tentativa de roubo no último dia (23) e, em ambas situações, o foco dos bandidos era um caminhão bitrem avaliado em R$ 270 mil, que seria levado até a fronteira com o Paraguai. 

De acordo com o delegado Ivahyr Luiz de Campos, os cinco presos nesta sexta-feira não são os mesmos envolvidos na tentativa do último dia (23). Ainda segundo o delegado, apesar de grupos diferentes, há indícios de que os dois crimes tenham sido orquestrados pela mesma pessoa.

"São outros envolvidos, inclusive para dificultar a ação da polícia. Durante as investigações, chegamos a informações de que o mandante está preso na Máxima e coordena os assaltos de dentro da unidade prisional", disse o delegado.

Os bandidos entraram em contato com a vítima e alegaram ter pegado o contato em um site de fretes. Mas o que chamou a atenção de Darci foi que o produto, valor e condições de pagamento eram as mesmas da última tentativa de assalto. Na mesma hora, ele acionou a polícia. Uma equipe da Denar também foi acionada por meio de denúncia.

No local, Jefferson Peralta Ximenes e Rafael Rodrigues da Silva, ambos com 19 anos, esperavam a vítima no posto de combustível. Armados com um revólver 357 de uso restrito, os dois também amarrariam e deixariam Darci sob cárcere até o caminhão chegar na fronteira com o país vizinho. Durante a abordagem, confessaram a intenção de roubo.

Por meio de um telefonema recebido por Rafael, os policiais chegaram ao casal formado por Edna Cristina Guimaraes Ricarde, 42 anos e José Vanderlei da Silva, 48 anos, moradores em Ponta Porã que fariam o transporte do veículo até a fronteira. Já Huderson Donega Coelho, 29 anos, faria o papel de batedor.

Todos os envolvidos foram presos e responderão por tentativa de roubo e associação criminosa.

1ª TENTATIVA

No último dia 23 de junho, Darci foi contratado para fazer o transporte de açúcar e o ponto de encontro para carga e descarga da mercadoria era em um posto de combustível do Distrito do Indubrasil. Os bandidos chegaram a sair com o veículo, mas foram alcançados e presos pela polícia.