DANIEL MARTINS / ASSESSORIA | 28 de maio de 2015 - 14:43 FÁTIMA DO SUL - CAPOEIRA BENEFICENTE

ACCRS realiza torneio de Capoeira Beneficente para ajudar Jeferson Persi em Fátima do Sul

ACCRS realiza torneio de Capoeira Beneficente para ajudar Jeferson Persi em Fátima do Sul

No último domingo dia 24 de maio, na quadra no Centro do Conviver de Fátima do Sul, foi realizado o torneio beneficente em prol ao amigo capoeirista da ACCRS que mora na cidade de Fátima do Sul, Jeferson Persi, que sofreu um acidente que aconteceu no último dia do ano, dia 31 de dezembro de 2014.

Associação Cultural de Capoeira Raios do Sol junto com os companheiros e mestres: Formiga de Presidente Epitácio SP, Ninja de Deodapólis, Mendonça de Fátima do Sul e o Mestre e Presidente da ACCRS Elias Couto de Culturama, Professor Bruce Lee e seu Instrutor Eddy Junior de Angélica, os professores da cidade morena Campo Grande: Professor Emerson Couto e o Professor Poeta. A união dos mestres e professores trouxe para esse evento num total de 200 capoeiristas e 68 participantes que participaram do torneio.

A festa começou às 11h30min no Lions Club de Fátima do Sul, com um grande almoço de recepção para os companheiros de outras cidades.

O torneio iniciou às 15h25min da tarde, com o som do berimbau, tabaca, pandeiro e na voz dos capoeiristas que puxarão a roda  e a festa se inicia, com palmas e muita alegria. O torneio foi dividido em categorias: a categoria Mirim de 07 a 10 anos de idade, foram premiados:

Em primeiro lugar o vencedor foi Erick de Culturama, segundo lugar, Animado da cidade de Angélica e na terceira colocação Maicon de Fátima do Sul. Na categoria de 11 a 13 anos foram os vencedores: No primeiro lugar Ratinho de Deodapólis, e na segunda colocação Ligeiro da Cidade de Angélica e em terceiro lugar Berimbau de Deodapólis.  

Seguindo ainda, na categoria de 14 a 16 anos os ganhadores foram: Primeiro lugar Raposa Negra, Segundo lugar Erick Gislei e em terceiro Alisson Ferreira todos de Fátima do Sul.

Na categoria de 17 a 19 anos, os vencedores foram: Primeiro lugar Pato Roco de Deodapólis, na segunda colocação Esbarf da cidade de Deodapólis e o terceiro lugar ficou com Fátima do Sul com o capoeirista Robson José.

A categoria adulta acima de 20 anos, era mais espera do dia, são mais experientes com jogo e na roda e os vencedores foram: Cleiton de Culturama que levou a primeira colocação, seguindo do segundo lugar o ex-culturamensse e morador de Campo Grande Luciano e o terceiro Didê também do Distrito de Culturama foram os três melhores capoeirista nesta categoria.

A categoria feminina: as mulheres mostrarão que sabem jogar capoeira e jogam muito bem. Na categoria 07 a 12 anos, as vencedoras foram: a primeira colocada Helloy e Beija Flor na segunda colocação da cidade de Deodapólis e ficando com a terceira colocação Salete do Distrito de Culturama.

Acima de 14 de idade femininos: Rayane de Fátima do Sul leva o primeiro lugar seguindo da segunda colocada Rose do município de Angélica e a terceira colocada também da cidade de Angélica a capoeirista Lua.

O troféu de Honra ao mérito foi para o Sr. Nicolau de 72 anos de Culturama, que participou e jogou a capoeira junto com os adultos, mostrando com a idade podemos fazer o melhor e praticar o esporte, que beneficia: a saúde, a mente e o corpo. O bom exercício é aquele em que se desenvolve a consciência do próprio limite de esforço e movimento. O que se destaca como objetivo principal da atividade física na terceira idade é o retardamento do processo inevitável do envelhecimento, através da manutenção de um estado suficientemente saudável, senão perfeitamente equilibrado, que possibilite a normalização da vida do idoso e afaste os fatores de comuns na terceira idade.

O público compareceu e sempre presentes, como: pais e convidados que acompanharão o trabalho da Associação Cultural de Capoeira Raios do Sol, que vem realizando vários trabalhos com suas academias filiais, e, estão realizando bons trabalhos em suas cidades de origens.

Após o encerramento do torneio, pela a volta das 19hs45 da noite, e o esforço do Mestre Mendonça de Fátima do Sul e o Mestre Presidente Elias Couto de Culturama, servirão na sede da Lions Club, lanches com bebidas para os nossos companheiros, para que voltassem tranqüilos para suas cidades de origem, pois o caminho era longo e cansativo para todos.

O Presidente e Mestre Elias Couto do Distrito de Culturama, agradece a todos que direta o indiretamente apoiaram o torneio beneficente, e ressalva: “A união faz a força”, e a ACCRS tem esse objetivo com a comunidade somos capoeiristas para servir o próximo também. Axé a todos!