G1 | 28 de maio de 2015 - 13:12 Venezuela

Brasileiros morrem após avião em que estavam ser abatido pelo governo venezuelano

Dois brasileiros morreram após o avião em que estavam ser abatido pela Força Aérea Venezuelana, na cidade de Ricaurte, na Venezuela. De acordo com o governo local, os amazonenses Klender Hideo de Paula Ida, de 24 anos, e Fernando César Silva da Graça, de 29, transportavam 616 pacotes de cocaína, procedentes da Colômbia.

O caso aconteceu na madrugada do último domingo. Segundo o governo, a aeronave, modelo Embraer EMB-820C Navajo, foi abatida por ser considerada “invasora” e foi detectada pelo sistema de inteligência das forças armadas ainda na fronteira entre Venezuela e Colômbia. De acordo com a Força Aérea Venezuelana, dois aviões tipo caça decolaram para abordar os tripulantes brasileiros e orientá-los a desistir do voo. Os dois, no entanto, teriam tentado fugir dos militares que abriram fogo e abateram o avião. Autoridades venezuelanas informaram ainda que, antes da abordagem, os brasileiros já haviam tentado esconder o prefixo da aeronave, a fim de despistar a fiscalização.


Brasileiros carregaram mais de 600 pacotes de cocaína procedentes da Colômbia Foto: Divulgação / Governo Venezuelano


Marcas dos tiros no que restou da aeronave em que os brasileiros estavam Foto: Reprodução / Governo Venezuelano


Aeronave foi abordada antes de ser abatida Foto: Divulgação / Governo Venezuelano

Com os brasileiros, foram encontrados 500 dólares, 1700 pesos colombianos e apenas R$ 3, em moedas. O Itamaraty informou que foi noticiado sobre o abatimento pelo governo venezuelano. Os corpos ainda aguardam liberação, no Hospital Central de Valência, na Venezuela, e devem seguir para o Brasil nos próximos dias. O Ministério de Relações Exteriores informou ainda que um representante brasileiro vai acompanhar as investigações comandadas pela polícia venezuelana e que está em contato com as famílias das vítimas para prestação de apoio consular.


Com os brasileiros, foi encontrada pouca quantidade de dinheiro Foto: Divulgação / Governo Venezuelano

 


Avião foi abatido por dois caças do Governo Venezuelano Foto: Divulgação / Governo Venezuelano


Klender era piloto de avião há cerca de dois anos Foto: Reproduação / Facebook


De acordo com as autoridades venezuelanas, era Klender que estava no comando da aeronave Foto: Reprodução / Facebook