Da Redação | 27 de maio de 2015 - 09:51 Jateí - SÁUDE EM PRESÍDIO

Saúde desenvolve ações no Estabelecimento Penal Feminino de Jateí

Atenção voltada á saúde da população em situação de prisão

Foi promovida na ultima semana no Estabelecimento Penal feminino Luiz Pereira da Silva, em Jatei, atenção voltada á saúde da população em situação de prisão , diversas ações de prevenção e controle de doenças  sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV/AIDS participaram de uma roda de conversa com o médico ginecologista Dr.Paulo Cesar Dutra  juntamente com uma equipe técnica,onde foram sanadas suas duvidas.

A  iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jatei, integrando o Plano Estadual de Saúde da Mulher  Encarcerada.

Com total respaldo da administração do Prefeito ArilsonTargino (PMDB), através do Secretario de Saúde Geberson Alves, que sempre tem incentivado atividades semelhantes,nossa proposta é socializar as informações sobre a importância da detecção precoce das  doenças sexualmente transmissíveis e infecção pelo HIV/AIDS , o movimento pela vida reuniu enfermeiros, agentes penitenciários e demais profissionais do sistema prisional .

Os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos, reconhecidos por leis, que dão às pessoas o direito de decidirem de forma livre e responsável sobre sua sexualidade e sobre vida reprodutiva. Foi pensando nesse  contexto que tivemos  como objetivo garantir o acesso aos métodos anticoncepcionais , sempre respeitando a individualidade de cada mulher e a decisão informada do casal ou da mulher, em caso de não ter um parceiro conjugal. Também visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina especialmente por causas evitáveis.

O plano estadual de saúde da mulher é apenas uma das várias ações de saúde desenvolvidas em parceria com o município, conforme a diretora do estabelecimento prisional, Maria Lúcia de Souza Freitas. Os custodiados recebem, ainda, atendimento médico e odontológico; palestras e ações de combate à Tuberculose, Hanseníase e combate ao fumo; além das campanhas de vacinação.

No presídio, desde o ano passado também são desenvolvidos trabalhos de atenção à saúde da mulher com controle da hipertensão e diabetes e cuidados alimentares.