G1 | 26 de maio de 2015 - 16:08 Acidente aéreo no MS

Técnicos retiram peças do avião que fez pouso forçado com família Huck

Dois técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Seripa), mecânicos e um engenheiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) participam do trabalho de retirada de peças da aeronave que transportava os apresentadores Angélica e Luciano Huck, além dos três filhos do casal, babás, piloto e copiloto.

Os técnicos estão desmontando a aeronave para que possa ser transportada. Serão retiradas as duas asas, onde se encontram os tanques de combustível, e também parte da estrutura interna do avião, como os bancos, para que facilite o transporte até Campo Grande (MS).

A aeronave ficará em um lugar que será definido pela empresa MS Táxi Aéreo, que é sua proprietária, onde passará por perícia.

No início da tarde desta terça-feira (26), um caminhão guincho será levado ao local para a retirada total do veículo. Às 14h (de MS), a Base Aérea fará o isolamento.

No dia anterior, a equipe coletou amostras de combustíveis, óleo do motor e filtros, que serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, que fica em São José dos Campos (SP).

Os especialistas também fizeram fotos de detalhes da aeronave, entrevistas com testemunhas e levantamento de evidências, conforme apurou o G1.

Nesta terça-feira, de acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Cenipa), técnicos sentiram a necessidade de recolher sistema de bomba de combustível que fica dentro das asas. O Cenipa não informou para onde esse material será enviado.

Piloto e copiloto explicam pouso
Segundo o copiloto do avião, José Flávio de Sousa Zanatto, foram 5 minutos de tensão até o fim do pouso forçado.

Ele disse que o primeiro sinal de que algo estava fora do normal foi quando o painel mostrou acesa a luz de advertência do filtro da bomba de combustível.

O piloto Osmar Frattini, de 52 anos, deu detalhes sobre a manobra que precisou fazer para controlar o avião e fazer o pouso forçado.

Faltando apenas 10 dos 25 minutos calculados para completar o trajeto de Miranda (MS) a Campo Grande, ele conta que um alarme de emergência apontou uma falha.

Alta médica
Angélica recebeu alta na noite de segunda-feira (25), pouco depois de o apresentador Luciano Huck também ser liberado pelo Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

Ele sofreu "uma pequena fratura" na 11ª vértebra torácica e Angélica teve "um estiramento muscular na região da cervical". Ela ainda apresenta uma discreta lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica.

Gravações de Estrelas
A apresentadora Angélica e a equipe estavam em Mato Grosso do Sul para gravações do programa "Estrelas", da TV Globo. De acordo com o GShow, a apresentadora grava nova temporada especial no Pantanal.

A produção levou convidados para apresentar receitas locais, realizar safári fotográfico e conduzir apresentações musicais. Rodrigo Simas, Daniel Rocha, Cristiano Araújo, Munhoz & Mariano foram alguns dos convidados.

Como foi o acidente
O casal, os filhos e as babás estavam no avião que fez pouso forçado em uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande na manhã deste domingo (24). O piloto afirmou que a aeronave sofreu uma falha na bomba de combustível.

A Santa Casa de Campo Grande informou em nota, divulgada por volta das 15h do domingo (24), que não foi "diagnosticado nada grave" em nenhum dos pacientes atendidos após o incidente.

Na noite de domingo, a família foi transferida para o Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Na mesma noite, as crianças e as babás Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita tiveram alta. O casal recebeu alta na segunda-feira (25).

Técnicos do Seripa 4 e da Embraer recolhendo partes do avião com Angélica e Luciano Huck que fez pouso forçado em MS (Foto: Priscilla dos Santos/G1 MS)