Demerval Nogueira / Fátima News | 6 de maio de 2015 - 13:40 Glória de Dourados

Centro de Referência é exemplo no município de Glória de Dourados

Todos os programas sociais tem sido um sucesso

A Prefeitura de Glória de Dourados na administração do prefeito Arceno Athas Júnior tem solicitado priorização total nos programas sociais abrangidos na esfera municipal. Todos os programas sociais tem sido um sucesso. Exemplo de sucesso, graças aos esforços concentrados dos funcionários que atuam diretamente na instituição é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Cras de Glória tem um cronograma de trabalho para manter toda a clientela sempre em atividades, tendo em vista que o Centro de Referência conta hoje com 136 integrantes e que se reúnem três vezes semanalmente. O Cras está vinculado diretamente à Gerência Municipal de Assistência Social e Cidadania (GEASC), pasta comandada por Lília Machado Ferreira, com o apoio irrestrito do governo municipal.

O Cras mantém hoje a coordenadora principal, assistente social Evanete Maria Rocha, coordenadora de projetos, pedagoga Rosalice Voltatone de Oliveira, coordenadora e assistente social Valéria Espirandely, psicóloga Iracema Sanches, educador físico Josevel, regente do coral, professora Laudicéia, professora de coreografia Luciana, manicures Aparecida e Talita e merendeira Lucimar Maria.

A coordenadora do Cras, Evanete Rocha comunica que a Gerência Municipal de Assistência Social e Cidadania formalizou parceria com a Academia Gymnos, onde o espaço está reservado para uso exclusivo dos idosos, todas as terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 9h, com os trabalhos monitorados pelo educador físico Josevel. Ela explica que “esse espaço é de extrema importância para que possamos colocar todos os nossos amigos da Idade Boa em franco desenvolvimento físico, um dos objetivos principais tendo em vista que manter as atividades físicas em todas as idades é essencial e, na Terceira Idade, é uma necessidade”, dimensiona Rocha.

Todas as quartas-feiras, das 12h30 às 16h, o Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm palestras, orientações, trocas de experiências, desenvolvimento de habilidades e autonomia, dinâmicas, jogos de raciocínio lógico e memória, além de atividades lúdicas entre outras. Também dispõe de atividades culturais, ensaio com coral, coreografias, bailes, comemorações de datas festivas, bingos e outros entretenimentos, bem como passeios, ações integradas, como por exemplo, visitas e atividades no Lar do Idoso, atividades físicas com exercícios de alongamento, atividades artesanais, tais como bordados, crochê entre outros e, manicure e pedicure cuidando da beleza e autoestima.

Segundo explica Evanete Maria Rocha, “o objetivo maior desta ação é o incentivo à prática de exercícios físicos visando melhor qualidade de vida”. Todas as ações são acompanhadas pelo educador físico e quando necessário recebem suporte de profissionais da saúde do município. Todas as realizações são organizadas e supervisionadas pela coordenadora do projeto, Rosalice Voltatone, que também conta com suporte da equipe de referência do Cras.