Lucimara Luca / Assessoria | 13 de abril de 2015 - 12:50 Fátima do Sul - Emagresaúde

Projeto de emagrecimento oferece aula de hidroginástica em Fátima do Sul

No inverno será inserido uma nova atividade fora da piscina

Ajudar as pessoas que estão acima do peso a emagrecer e terem mais qualidade de vida. Esta é a missão do projeto Emagresaúde, que há um ano oferece atendimento gratuito nas Estratégias de Saúde da Família de Fátima do Sul.

Idealizado pela nutricionista do Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF), Bruna Almeida, o projeto surgiu devido à demanda de pacientes com sobrepeso e obesidade no município. 

O intuito da nutricionista é proporcionar tratamento integral de emagrecimento na Rede Pública, sendo que em apenas um ano de existência já beneficiou cerca de 190 pessoas.

Recentemente, o projeto inseriu a hidroginástica nas atividades desenvolvidas pelos alunos. A atividade é exclusivamente para os participantes do projeto e está sendo realizada todas as quartas e sextas, no Aqua Park.

No inverno será inserido uma nova atividade fora da piscina visando o bem estar dos alunos. 

Como funciona o projeto

O projeto tem a função de identificar o perfil metabólico dos pacientes, orientar na reeducação alimentar e nutricional, instituir o planejamento dietético adequado, incentivar a prática de atividades física, resgatar auto-estima, além de oferecer orientações gerais sobre saúde, como à prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A nutricionista explicou que o emagrecimento em grupo é fundamental para as pessoas que não conseguem perder peso. “O programa também oferece oficina culinária de alimentação saudável, dinâmicas, além de incentivar os pacientes na perda de peso. O grupo dinamiza esse objetivo e auxilia na continuação deste trabalho”, explicou Bruna.

Um estudo elaborado pela Faculdade de Medicia Baylor, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, apontou que a pessoa ao aderir um programa em grupo, perde em média, cinco vezes mais peso, do que quem encara essa tarefa sozinha.

Quem pode participar

A inclusão dos alunos é feito pela triagem onde são considerados diversos critérios, entre eles, classificação de IMC, circunferência abdominal e patologias associadas, além de levar em consideração os pacientes que nunca realizaram acompanhamento nutricional.

Já estão em andamento quatro turmas das Estratégias de Saúde da Família do Pioneiro, Tatiane, Centro Educacional e Jardim São Paulo.

Os encontros do projeto acontecem da seguinte maneira: no 1º mês encontros semanais; no 2º e 3º mês encontros quinzenais e de 4 a 6 meses encontros mensais (dependendo da necessidade do grupo).

O projeto conta com a nutricionista, Bruna Oliveira de Almeida; profissional de Educação Física, Gilmar Alves Costa; Farmacêutica Rosilda Aparecida de Freitas e Fisioterapeuta Cláudia Graciela de Oliveira, além das equipes das ESFs.

Inscrições

As inscrições estão encerradas, mas os interessados deverão entrar em contato com o seu Agente de Saúde Comunitário, que estarão repassando para a nutricionista responsável pelo projeto.