Naiane Mesquita / BONITO INFORMA | 19 de mar�o de 2015 - 07:03 FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

BONITO (MS): Festival de Inverno será realizado este ano no mês de agosto

Nelson Cintra divulgou a nova data do Festival de Inverno de Bonito

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nelson Cintra, divulgou hoje, as novas datas dos festivais culturais sul-mato-grossenses. Em entrevista às emissoras do Estado, Rádio e TV Educativa (RTVE), Cintra afirmou que o Festival de Inverno de Bonito será realizado de 5 a 9 de agosto em 2015, por orientação do governador Reinaldo Azambuja.

Festival América do Sul

Pantanal, quarto maior destino no ranking mundial do ecoturismo, terá seu nome inserido no maior festival cultural sul-americano, realizado anualmente em Corumbá. Já com a nova denominação, o Festival América do Sul Pantanal, acontecerá nesse ano em nova data, de 3 a 7 de junho, para não coincidir com outros eventos, como a Festa da Farinha de Anastácio. Nelson Cintra anunciou também na RTVE a realização de um diagnóstico para apresentar ao público e ao trade turístico os roteiros para passeios e contemplação das belezas naturais em todas as regiões do Estado.

Até agora eram divulgados apenas os principais polos, como Pantanal e Bonito. A ideia é divulgar outros destinos potencialmente atrativos para o ecoturismo, turismo de pesca, de negócios e eventos e histórico.

Os novos roteiros incluem a Serra da Bodoquena, nos municípios de Bodoquena e Jardim, que inclui ainda Bonito; Vale do Aporé, nos municípios de Chapadão do Sul, Cassilândia e Paranaíba; Costa Rica, Coxim e Sonora, na região Norte; Aparecida do Taboado e Três Lagoas (Nordeste), Bela Vista, Nioaque e Guia Lopes e Antônio João, com potencial histórico (Sudoeste e Fronteira), Porto Murtinho e Ponta Porã; e o chamado Caminho dos Ipês, que inclui Campo Grande, Jaraguari e Rochedo. A rota do Norte inclui São Gabriel do Oeste e Rio Verde.

O governo do Estado quer também incentivar o turismo interno, divulgando os roteiros das festas populares, religiosas e gastronômicas, entre elas a Festa da Linguiça de Maracaju, Festa do Ovo de Terenos, Leitão no Rolete, de São Gabriel, rodeios de Cassilândia, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo; Nossa Senhora dos Navegantes de Bataguassu, Festa do Pescador de Anaurilândia e Itaquiraí, Festa da Padroeira de Aparecida, Festa da Farinha de Anastácio, Banho de São João de Corumbá e Laço Comprido de Guia Lopes e Caracol, Festa da Melancia de Eldorado, Campeonato de Pesca de Três Lagoas e Festival do Peixe de Dourados e Mundo Novo, entre outras manifestações e eventos culturais, religiosos, turísticos, esportivos, feiras e road shows. “O turismo é uma indústria inteiramente sustentável e rentável”, lembra Cintra.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur, além do mapeamento turístico, para divulgação dos novos roteiros, o governo está atualizando informações sobre os recursos naturais e potencialidades turísticas de todos os municípios do Estado, seguido de planejamento de infraestrutura. O governo quer ainda definir um plano para estabelecer, com o trade turístico, pacotes diferenciados para o turismo interno, tornando destinos como Bonito mais acessíveis à população do Estado.