Lucimara Luca / Assessoria | 13 de mar�o de 2015 - 13:00 Fátima do Sul - SEGURANÇA PÚBLICA

Autoridades e empresários debateram segurança pública em Fátima do Sul

Em busca de soluções para os problemas de segurança da cidade

Fotos por Junior Caires / Acifas

Atendendo ao pedido do prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB), foi realizado na noite de ontem (12), uma reunião com autoridades e comerciantes para discutir medidas de segurança pública. O encontrou aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Fátima do Sul (Acifas).

Participaram do evento o prefeito Júnior Vasconcelos; presidente da Câmara, Emerson Cleber Mendes; Comandante do 16º BPM de Fátima do Sul, Tenente Coronel Welington Luiz Santana Lopes; representando o delegado Regional de Polícia, Dr. Marcius Cordeiro; presidente da Acifas, José Massariol; vereadores Wagner da Garagem, Cida Santos, Nelson Pisano e Nivaldo dos Santos; além dos comerciantes.

A reunião teve por objetivo promover a articulação de ações e projetos para a segurança pública do município. O prefeito Júnior Vasconcelos revelou que está é uma preocupação de todos e que a contribuição dos envolvidos visa amenizar a insegurança, que atualmente é vivenciada pela população.

“Com a união dos comerciantes, poder público e Acifas pretendemos inibir estas ocorrências. Em comparação aos demais municípios, Fátima do Sul tem um índice baixo de violência. No entanto, os números aumentaram e a infelizmente a insegurança já faz parte da vida de todos”, disse o prefeito.

O delegado Dr. Marcius Cordeiro, que recentemente está a serviço do município, alegou que todo trabalho da polícia exige sacrifico e esforço. “Com a união das forças militares e da população informada, poderemos superar as deficiências apresentadas, com lotação de novos policiais civis e militares, o apoio do poder público e principalmente da população”, explicou o delegado.

O comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Welington Luiz Santana Lopes, esclareceu os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar e a importância do Batalhão no município.

“A PM é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, tem que ser vista para inibir os crimes, que depois de cometidos são direcionados à Polícia Civil. Este batalhão não se tem em qualquer cidade principalmente em uma cidade com 20 mil habitantes. Precisamos trabalhar compartilhar, discutir e pensar em soluções” relatou o Tenente Coronel.

Após a explanação de todas as autoridades, o debate foi aberto aos comerciantes que apresentaram diversas sugestões, entre elas, a instalação de câmeras na entrada e saída do município; contratação de uma empresa de monitoramento para auxiliar os comerciantes que pretendem instalar câmeras em seus estabelecimentos; elaboração de uma cartilha com orientações da Polícia Militar sobre o comportamento diante de situações de risco; cursos ministrados pela PM para comerciantes e população em geral sobre conduta; conscientização da população sobre a importância da denúncia e ainda o fortalecimento do Conselho Tutelar com atuação intensiva nas escolas.

O prefeito Júnior Vasconcelos e o presidente da Acifas, José Massariol, alegaram que realizarão um levantamento para avaliar as possibilidades e os custos quanto à instalação de câmeras no município. Por fim, todas as autoridades afirmaram o comprometimento com a segurança pública a fim de reduzir o índice de violência em Fátima do Sul.


Prefeito Júnior Vasconcelos comentou que os órgãos deverão se unir
para inibir os crimes - Foto: Marcelo Ferreira.


Comerciantes participaram do debate no auditório da Acifas - Foto:
Marcelo Ferreira.