Da Redação | 5 de mar�o de 2015 - 17:08 Fátima do Sul

Alunos do Projovem plantam Mudas Nativas nas margens do Rio Dourados em Fátima do Sul

Os alunos do Projovem Urbano da Escola Estadual Senador Filinto Muller de Fátima do Sul, realizou nessa Terça - Feira (03) uma ação do Projeto “EcoAção Ambiental” que envolveu o plantio de mudas nativas nas margens do Rio Dourados. A ação teve como finalidade a recomposição da Mata Ciliar (Área de Preservação Permanente) protegida por legislação específica vigente que, em alguns pontos, já está totalmente devastada.

A Área de Preservação Permanente é de extrema importância uma vez que ela possui o objetivo de manter o equilíbrio do ecossistema local oferecendo proteção para as águas e para o solo impedindo o assoreamento dos rios, servem também como conservação da biodiversidade fornecendo alimento e abrigo para a fauna além de impedir a entrada de poluentes para o meio aquático.

O projeto contou com o apoio da Gerência de Meio Ambiente do Município de Naviraí que colaborou com a doação das mudas e com a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços (SEMOVS) de Fátima do Sul que prepararam as covas para o plantio das mudas.

O Projeto

O projeto “EcoAção Ambiental” desenvolvido por alunos, professores e equipe do Projovem Urbano teve como objetivo promover a identificação do jovem como indivíduo atuante diante das problemáticas ambientais, através ações ambientais práticas que contemplem a interdisciplinaridade.

As atividades foram divididas em 4 ações, sendo elas: a implantação da horta orgânica nas dependências da Escola, produção de brinquedos e artesanatos com materiais recicláveis para doação, produção de sabão ecológico de reaproveitamento de óleo e o plantio das mudas nas margens do Rio Dourados.