Demerval Nogueira / Fátima News | 2 de mar�o de 2015 - 13:02 Glória de Dourados

Meio ambiente fará recolhimento de lixo eletrônico em Glória de Dourados

Divulgação

A prefeitura de Glória de Dourados através da Gerência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (GEDS), Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), comunica à população gloriadouradense que, no dia 4 de março, das 8h às 16h, uma equipe do DMA estará na Praça Presidente Castelo Branco realizando a Coleta de Lixo Eletrônico, tais como, computadores e respectivos componentes, celulares, TVs, DVDs, aparelho de som, ventiladores, entre tantos outros eletrônicos imprestáveis.

Entretanto, os aparelhos que disponibilizam de pilhas e baterias e que serão descartados devem ter suas baterias e pilhas retiradas, pois elas não fazem partes do lixo eletrônico. As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte ambientalmente correto.

O gerente municipal da GEDS, Antonio Thomas de Aquino Júnior salienta que é necessário descartar o lixo eletrônico corretamente. “Nós já recolhemos os lixos recicláveis semanalmente, através de uma parceria, mas é necessário que o lixo eletrônico também seja recolhido e encaminhado para empresa especializada em reciclagem desse material”, afirma Júnior.

Por outro lado, a bióloga e diretora do DMA, Maria Aparecida Furtuoso Gomes afirma que os equipamentos eletrônicos inservíveis e que são descartados de forma inadequada, constituem-se em um sério risco para o meio ambiente. “Por isto o prefeito Arceno Athas Júnior sempre tem dado apoio irrestrito no sentido de, temporariamente, recolher esses materiais nocivos ao meio em que vivemos”.

Esses materiais possuem em sua composição, metais pesados e altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos. Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático; se queimados, liberam toxinas perigosas ao meio ambiente. Os materiais recolhidos serão encaminhados para a Empresa Crecil – Comércio Varejista de Materiais Recicláveis centralizada em Campo Grande-MS.