21 de julho de 2004 - 10:48

Sebrae vai capacitar apicultores em Mato Grosso do Sul

O Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul) lança na próxima sexta-feira, no salão do prédio da Ação Social em Miranda, o Apis (Projeto Apicultura Integrada Sustentável). A ação está sendo desenvolvida pelo Sebrae Nacional no Estado e mais 15 Estados.

Em Mato Grosso do Sul o projeto será executado em parceria com a Câmara Setorial da Apicultura e beneficiará com capacitação as comunidades de apicultores de Furnas do Dionísio, em Jaraguari, e dos municípios de Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda, Jardim, Nioaque e Guia Lopes da Laguna.

O consultor do Sebrae-MS, Floriano Medeiros Sarrat, explica que no Estado o objetivo é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura, gerando ocupação e renda , viabilizando negócios competitivos e sustentáveis. Os treinamentos serão do básico ao avançado, dependendo da necessidade de cada grupo. Segundo o consultor Gustavo Nadeu Bijos, contratado especificamente para atuar no projeto, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) será responsável pelos cursos de manejo básico de colméia, produção de rainhas e geléia real.

Já o Sebrae-MS entrará com a orientação técnica nas colméias, assessoria mercadológica e de marketing. “O projeto é amplo e essa será apenas a primeira fase, podendo continuar em outros anos”, acredita. O consutor do Sebrae-MS, Floriano Sarrat, adiantou que a entidade vai aproveitar o projeto para realizar o censo da atividade e levantar a produção nessas localidades.

Por falta dos dados sobre a apicultura nos municípios onde será desenvolvido o projeto, o sebrae preferiu não colocar limite no número de vagas para os treinamentos que acontecem, em cursos separados, até julho de 2005, e são gratuitos. O público alvo do Apis (Associação de pequenos apicultores, micros e pequenas empresas de processamento, comércio e distribuição) pode obter mais informações sobre os treinamentos pelo telefone (67) 2106-5529, na sede do Sebrae-MS, em Campo Grande. Os interessados também podem se cadastrar durante o lançamento do projeto em seus municípios.
 
Agência Brasil