Campo Grande News | 22 de dezembro de 2014 - 14:53 municípios

Dois prefeitos disputam presidência da Assomasul no dia 16 de janeiro

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) realiza no dia 16 de janeiro a votação para escolha do novo presidente, além dos demais cargos da diretoria e o Conselho Fiscal da entidade. A votação acontece das 08h às 17h, na sede da entidade, em Campo Grande, conforme edital de convocação publicada na sexta-feira (19).

O edital indica ainda, além da data da eleição, o prazo para inscrição das chapas, que se expira às 17h do dia 15, um dia antes do pleito, e a posse da nova diretoria ocorrerá em 30 de janeiro.

Até agora, dois prefeitos demonstraram interesse em suceder o presidente da entidade, Douglas Figueiredo (PDT), eleito para um mandato de dois anos no dia 22 de janeiro de 2013. Juvenal Neto (PSDB), de Nova Alvorada do Sul, e Sérgio Barbosa (PMDB), de Amambai, estão em campanha.

Apesar de teoricamente ser restrita aos prefeitos, a campanha em torno do comando da Assomasul sempre envolve nos bastidores os principais líderes políticos do Estado pela importância da entidade no contexto estadual e nacional.

Além de dar visibilidade política a seus dirigentes, a Assomasul tem trânsito livre entre os principais órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional, o que lhe dá um forte poder de negociação institucional em torno de mais recursos para os municípios.