A Crítica | 20 de dezembro de 2014 - 08:57 avaliação do MEC

Nenhuma universidade de MS recebe nota máxima em avaliação do MEC

Nenhuma das Universidades do Mato Grosso do Sul obtiveram nota máxima, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) que visa quantificar a qualidade das graduações, além de analisar o corpo docente e a infraestrutura da instituição.

O CPC (Conceito Preliminar de Curso) avaliou os cursos da área de saúde, tais como medicina, enfermagem, odontologia e educação-física.

As faixas 5 e 4 fazem parte do grupo de excelência e estão dispensadas de inspeção do MEC, além de estarem liberadas para abrir novas vagas. A faixa 3 é considerada como regular. Já as faixas 2 e 1 são consideradas inadequadas. Quem está nesta última, precisa prestar esclarecimentos ao MEC, além de haver o risco de serem fechadas.

Na faixa 5, o estado com mais universidades foi o de São Paulo, com 10, seguido por Rio de Janeiro, com 4. Em terceiro lugar aparece Minas Gerais, com 3 universidades.

Representantes de Mato Grosso do Sul só aparecem na faixa 4. Entre as Universidades estão quatro particulares e apenas duas públicas. Nesta lista consta a Fundação Universidade Federal da Grande Dourados e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que são públicas, e as particulares Centro Universitário da Grande Dourados; FCG Facsul; Faculdades Integradas de Naviraí e Faculdades Integradas de Ponta Porã.

Já na faixa 3 aparecem 18 universidades sul-mato-grossenses, deste total, há apenas uma pública, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Entre as particulares estão: Faculdade de Administração de Fátima do Sul; UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); Faculdade Anhanguera Uniderp; Instituto de Ensino da Funlec; Faculdade Magsul de Ponta Porã; Faculdade Integrada de Três Lagoas; Faculdade Integrada de Paranaíba; Unigran de Campo Grande; Faculdade de Santa Tereza em Corumbá; Faculdade de Mato Grosso do Sul; Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande; Faculdade Técnica do Senai; Faculdade de Ponta Porã; Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina; Faculdade de Administração de Nova Andradina; Faculdade de Administração de Chapadão do Sul e Universidade Anhanguera de Dourados.

Na faixa 2, aparecem a Faculdade de Pedagogia de Nova Andradina e a Faculdade Vale do Aporé.

Por fim, na faixa 1 aparecem a Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Campo grande.

A lista completa pode ser vista no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): http://www.inep.gov.br/.