Conjuntura Online | 19 de dezembro de 2014 - 14:57 Polícia

Polícia liberta prefeito sequestrado e mata bandido em troca de tiros

Reprodução/Facebook da Prefeitura de Mostardas
Alexandre Galdino Dorneles Lopes (PMDB), prefeito de Mostardas, no Rio Grande do Sul
O prefeito da cidade gaúcha de Mostardas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi libertado do cativeiro na madrugada desta sexta-feira (19), em ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. 
 
Alexandre Galdino Dorneles Lopes (PMDB) havia sido surpreendido na noite de quinta-feira, quando foi abordado pelos criminosos em seu carro em uma falsa blitz. Durante a libertação, houve troca de tiros e um sequestrador foi morto.
 
Lopes foi capturado na saída de um restaurante e levado para uma casa na zona rural de  Gravataí, na Grande Porto Alegre, onde permaneceu amarrado a uma cama. Ele chegou até o local em uma caminhonete clonada.
 
Logo após pegarem o prefeito, os sequestradores entraram em contato com sua família exigindo o pagamento de R$ 300 mil como resgate. A polícia, que já monitorava a quadrilha havia um ano, encontrou rapidamente o sítio usado como cativeiro.
 
Na troca de tiros, Gladmir Josué Sabini, 39, foi morto. Sua mulher e um comparsa foram presos no local, e seus dois filhos, adolescentes, apreendidos. Outros dois homens escaparam do cerco.
 
No cativeiro, os policiais encontraram armas, munição, rádios-comunicadores, celulares e um carro com giroflex. Lopes não foi ferido e passa bem. O resgate não foi pago.
 
Na noite de segunda-feira (15), a filha de 16 anos de um vereador de São Leopoldo, também na região metropolitana do Estado, foi libertada depois de passar 53 horas em poder de sequestradores. 
 
O sequestro foi arquitetado por dois detentos da Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas). Na operação, a polícia prendeu duas pessoas. Uma adolescente de 15 anos foi apreendida.