Folha | 18 de dezembro de 2014 - 13:58 Segundo jornal

PF confirma que redação do Enem vazou para ao menos três pessoas

A Polícia Federal confirmou nesta quinta-feira (18) que a foto veiculada pelo WhatsApp, aplicativo de mensagens, horas antes da aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, era realmente do tema da redação.

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF no Piauí, Alexandre Uchôa, afirmou que existe compatibilidade com a foto que um estudante piauiense recebeu horas antes da prova.

"Confirmamos que existe compatibilidade da foto com a prova de redação, mas não sabemos quem tirou, de onde partiu e como vazou. A polícia continua a apuração e estamos investigando as pessoas que receberam. Somente no final do processo teremos mais informações sobre o caso", disse Uchôa.

Em novembro, um candidato do Piauí procurou a PF para informar que teria recebido uma foto com o tema da redação pelo WhatsApp no dia 9 de novembro, quando foram aplicadas as provas de matemática, linguagens e redação. O aparelho foi apreendido pelos policiais para a realização de perícia.

Em seu perfil em uma rede social, o estudante Jomásio Barros publicou no mesmo dia uma imagem da mensagem que teria recebido e afirmou: "E agora? Como um exame à nível nacional pode ser totalmente seguro e confiável se o tema da proposta de redação já tinha chegado até em mim...". Segundo informações de sua página pessoal, ele mora em Picos (PI) e é estudante de direito.

Mais de 6,2 milhões estudantes fizeram as provas do Enem nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1.700 cidades. O tema da redação foi a "publicidade infantil em questão no Brasil".

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, ainda não se pronunciou sobre o caso.