Demerval Nogueira / Fátimanews | 1 de dezembro de 2014 - 13:26 Glória de Dourados - Seminário

Municípios discutiram projeto sobre mulheres rurais em Glória de Dourados

1º Seminário para discutir o projeto denominado: Mulheres Rurais da Colônia

Foto: Demerval Nogueira / Fátimanews

O município de Glória de Dourados juntamente com os municípios de Novo Horizonte do Sul e Deodápolis realizam no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade local, o 1º Seminário para discutir o projeto denominado: Mulheres Rurais da Colônia, onde compareceram mais de uma centena de mulheres rurais de Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul e Deodápolis. O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Glória de Dourados e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais, (DPMR).

O evento contou com as presenças do prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PROS), prefeita de Deodápolis, Maria das Dores de Oliveira Viana (PT), representando a prefeita de Novo Horizonte do Sul, o ex-prefeito Adilson Scapin (PMDB), delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no MS, Gel Facina, vereadora Delma Ponciano Ferrari (PR), representando o Legislativo local, João Carlos Stefanello, chefe do escritório local da Agraer, engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, Erminio Guedes dos Santos entre outras autoridades locais e regionais.

O prefeito Arceno Athas descreveu em seu discurso, “nós ficamos felizes com o comparecimento de mais de uma centena de mulheres de Glória e da região, mas hoje é apenas um detalhamento do projeto, futuramente os trabalhos serão setorizados. O importante é que nós queremos realizar um trabalho condizente com as necessidades atuais, com organização eficiente e acima de tudo mostrando a realidade de hoje na vida campestre”.

O delegado federal do MDA/MS, Gel Facina elogiou os trabalhos que vem sendo realizado neste aspecto. “Hoje a mulher que vive no campo recebe um apoio muito grande através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e, graças aos esforços da nossa Presidente Dilma Rousseff, o MDA continua priorizando a agricultura em nosso país, notadamente a agricultura familiar”, considera Facina, que também fez questão de ressaltar o vasto trabalho desenvolvido pelo companheiro João Grandão quando esteve à frente do MDA/MS.

O coordenador do projeto Mulheres Rurais da Colônia, Erminio Guedes explicou detalhadamente o projeto e ouviu opiniões de diversas mulheres rurais. Um novo seminário acontecerá na primeira quinzena de fevereiro de 2015. “Foi o primeiro movimento onde mais de 100 mulheres participaram e demonstraram muito interesse em ingressar nesse projeto e nós esperamos para o nosso segundo encontro, mais de 200 mulheres dos três municípios”, disse Guedes.

O projeto tem a finalidade de promover a organização social e da produção das mulheres rurais para a geração de oportunidades de trabalho, produção, renda e mais qualidade de vida familiar e na comunidade, promovendo o protagonismo feminista e o combate das desigualdades de gênero, resultando assim em maior participação na economia rural e desenvolvimento local sustentável.