Demerval Nogueira / Fátima News | 24 de novembro de 2014 - 14:47 Glória de Dourados - educação

Semec realizará II Seminário Intermunicipal sobre o Pacto em Glória de Dourados

II Seminário Intermunicipal com as professoras alfabetizadoras da REME

A Prefeitura de Glória de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) realizarão no dia 28 de novembro, o II Seminário Intermunicipal com as professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino (REME) e também da Rede Estadual, orientadoras de estudo e coordenadoras locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a participação dos municípios de Glória de Dourados (anfitrião), Jateí, Vicentina, Fátima do Sul e Novo Horizonte do Sul.

O II Seminário Intermunicipal sobre o Pacto acontece na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade local, a partir da 8h do dia 28 de novembro. Durante o evento estará proferindo palestra a Professora Ma. Leusa de Mello Secchie convidada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Campo Grande.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para que isso se torne uma realidade ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. A secretária municipal de Educação de Glória de Dourados, professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues relata, “o PNAIC inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos”.

Basicamente 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. Realizado entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do Pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. O PNAIC é a reafirmação e ampliação do compromisso previsto no Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007.