20 de novembro de 2014 - 17:29 jogador da roma

Ex-Corinthians, Castán terá de operar o cérebro, diz Roma

Leandro Castán, ex-zagueiro do Corinthians, irá passar por uma cirurgia no cérebro para corrigir um cavernoma (uma mal formação vascular do sistema nervoso), em dezembro.

A operação foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo site oficial da Roma, atual time do zagueiro brasileiro. Segundo o clube, o jogador não corre risco de morte.

Em contato com o UOL Esporte, o pai do jogador, Marcelo Castán, revelou que seu filho continua realizando trabalhos físicos no seu time e confirmou todas as informações divulgadas no site da Roma.

Leandro Castán - Zagueiro brasileiro Leandro Castán (dir), da Roma, protege a bola de Roberto Soriano, da Sampdoria, durante derrota por 3 a 1, pelo Campeonato Italiano EFE/EPA/LUCA ZENNARO

"Ele tem uma má formação congénita, isso porque ele vinha em uma série de contusões na Itália, e as contusões não saravam e fizeram alguns exames, ressonância nele e foi detectado isso (cavernoma)", disse o pai do ex-corintiano. "Ele veio fazendo alguns tratamentos e agora vai passar pela cirurgia", completou.

Marcelo Castán disse ainda que conversou com o filho na manhã desta quinta e que os médicos ainda não precisaram um prazo para retornar a jogar uma partida oficial. Mas disse que viajará para a Itália quando Leandro for operado.

"Eu ainda não sei como vai ser a programação de pré e pós-operatório. Ele conversou comigo hoje e disse que que estava tudo bem e que podia ficar tranquilo. Inclusive, ele está treinando normalmente a parte física, com bola tudo normal", finalizou o pai do zagueiro.

Leandro Castán participou de apenas um jogo da temporada, no dia 13 de setembro, contra o Empoli. Porém, o jogador foi substituído no intervalo e, na sequência, sofreu um ataque de vertigem aguda (tontura).

"O jogador foi submetido a exames médicos nos dias após a partida, que revelaram uma alteração vascular congênita em seu cérebro. Dentro do cavernoma, os testes revelaram um pequeno edema e, como consequência, inchaço temporário", explicou a nota da Roma.
 
Por conta do longo período de ausência do zagueiro, surgiu um boato na imprensa italiana dizendo que ele estaria com um câncer.
 
Castán irá passar pela neurocirurgia no começo de dezembro e a expectativa do clube é que ele se cure definitivamente e consiga retomar sua carreira sem restrições.

Aos 28 anos, Leandro Castán foi campeão brasileiro (em 2011) e da Libertadores (em 2012) com o Corinthians. Suas boas atuações renderam convocações de Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira. Antes ele defendera Grêmio Barueri, Helsingborgs (Suécia) e Atlético-MG, clube pelo qual foi revelado.