Mídia Max | 18 de novembro de 2014 - 07:57 avaliação das eleições

Zeca do PT qualifica o prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka como "traidor"

Deputado federal eleito diz que Delcídio do Amaral agiu de boa fé mas acabou traído

Matéria publicada na manhã desta segunda-feira (17) pelo site Midiamax afirma que o deputado federal eleito, Zeca do PT, quer acompanhar atentamente a distribuição de cargos federais do partido em Mato Grosso do Sul. Segundo a publicação, o futuro deputado não quer privilegiar nenhum dos que se diziam companheiros do PT e “traíram” o partido na disputa pelo Governo do Estado.

O deputado eleito já pensa na eleição de 2016, quando serão escolhidos os novos prefeitos. Zeca lista inúmeros “traidores” de Delcídio do Amaral (PT), que ele acredita ter agido de boa fé, mas que acabou sendo “traído” na eleição para o governo, onde perdeu para o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).

A lista de “traidores” elencadas por Zeca tem os prefeitos de Dourados, Murilo Zauith (PSB), e de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB), além do ex-prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt, que acabaram apoiando o tucano. Além dos prefeitos, o vereador cita como “traidores” a senadora eleita, Simone Tebet (PMDB), e o marido dela, o deputado Eduardo Rocha (PMDB), além do senador Waldemir Moka (PMDB).

Imagem: Minamar Júnior

O Nova News apurou que Roberto Hashioka “sacrificou” a candidatura à reeleição da deputada Dione Hashioka (PSDB) para apoiar Delcídio do Amaral (PT) no primeiro turno, porém, conforme recente declaração de Hashioka a um site da Capital, mesmo estando no palanque do PT, alguns petistas, entre eles o próprio Zeca, teriam tecido duras críticas à sua administração e ao mandato de Dione Hashioka.

Com a definição do segundo turno, o casal Hashioka migrou para o palanque tucano, o que causou um grande estrago na votação de Delcídio em Nova Andradina. No primeiro turno, a diferença entre Delcídio e Azambuja foi de 3.142 votos e, no segundo turno, a diferença caiu para apenas 615 votos, com a vitória de Azambuja no perímetro urbano. O petista obteve vantagem apenas nos assentamentos Teijin e Nova Casa Verde.

Logo no início de sua campanha ao Governo do Estado, o próprio Delcídio chegou a dizer que o apoio do casal Hashioka seria fundamental para sua vitória na região de Nova Andradina, porém, já no segundo turno, com a debandada de Roberto e Dione, ele tentou minimizar o desfalque, afirmando que sua campanha seguiria de forma forte, porém o petista acabou sentindo nas urnas a ausência do prefeito e da deputada em seu palanque.

Ainda na manhã desta segunda-feira (17), o Nova News falou, por telefone, com o prefeito Roberto Hashioka, que preferiu não comentar o episódio. Ele disse apenas que os motivos que o fizeram migrar para o palanque tucano no segundo turno já foram citados: as duras críticas tecidas pelos petistas ao seu governo bem como ao trabalho da deputada estadual Dione Hashioka na Assembleia Legislativa. “Não há mais nada a dizer sobre este fato”, finalizou Hashioka.