21 de julho de 2004 - 09:39

MST promove maior ocupação do ano em Goiás

Cerca de duas mil famílias do acampamento Palmares, do Movimento dos Sem-Terra (MST) em Goiás, ocuparam, na madrugada desta terça-feira, uma fazenda localizada no município de Campestre (GO). As famílias percorreram em marcha os 10 quilômetros que separavam o acampamento, no município, até a fazenda.

Esta foi a maior ocupação realizada pelo MST em Goiás este ano. No Estado, já existem mais de 10 mil famílias cadastradas no Incra. Cinco equipes da Polícia Militar estão no local para impedir a entrada de novos invasores. Os policiais bloquearam a passagem pela estrada que da acesso à sede da propriedade.

Hoje à tarde, o proprietário da fazenda entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse. A fazenda Flozeira têm 1,2 mil alqueires. Os sem-terra informaram que não deixarão o local enquanto o Incra não realizar o assentamento de 4 mil famílias em Goiás. Para permanecer no local, as famílias levaram vários quilos de alimentos e material para montar barracas.

O superintendente estadual do Incra em exercício, Antônio de Almeida, ao ser questionado sobre qual medida o órgão tomaria em relação à ocupação, disse que o Incra tem uma programação para promover os assentamentos em Goiás, que será seguida. Antônio afirmou que ainda não tinha informações oficiais sobre o motivo que levou as famílias a ocuparem a fazenda.

 

 

Estadão