Correio do Estado | 27 de outubro de 2014 - 09:43 ELEIÇÕES 2014

Tucano anuncia que processará o Ibope ''mentira'' nas pesquisas em MS

Candidato do PSDB derrotou petista Delcídio do Amaral na eleição deste domingo

O candidato Reinaldo Azambuja (PSDB) se tornou o novo governador de Mato Grosso do Sul, com 741.516 votos (55,34%), derrotando Delcídio do Amaral, candidato do PT, que obteve 598.461 votos (44,66%). Uma diferença de 143.055 votos. Houve abstenção de 430.367 eleitores (23,13%). Foram 22.109 votos brancos (1,58%) e 35.094 votos nulos (2,51%).

Azambuja disse que 100% da população pode confiar no seu trabalho. Ele também falou da "fábrica de mentiras" criada pelos adversários para desestabilizar sua candidatura. O governador eleito mencionou ainda a "mentira dos institutos de pesquisa, principalmente do Ibope, que não deveria nem fazer mais pesquisas em Mato Grosso do Sul", porque perdeu toda a credibilidade. Ele mente. Mas o que eu sempre digo, as urnas são nossa melhor pesquisa".

Processo

O tucano anunciou que vai processar o Ibope. "É o instituto mais mentiroso do Brasil. Vamos entrar com uma ação judicial contra este instituto vendido, que vendeu a pesquisa para o outro lado porque em cada local de votação, no interior do Estado, todas as zonas eleitorais tinham cartazes com o resultado (do Ibope). É a segunda vez. Primeiro foi na eleição para Campo Grande e, agora, nessa".

Azambuja afirmou que sua primeira medida como governador será a realização do "mutirão da saúde". Ele declarou que vai trabalhar "uma social forte" e irá rever as leis de incentivos fiscais. "Para chegar desenvolvimento nas regiões mais empobrecidas", completou. 

Rede social

Reinaldo também se manifestou através de seu perfil no Facebook. "Agradeço do fundo do meu coração a cada pessoa que acreditou que, juntos, podemos mudar a política e podemos mudar nosso estado. É hora de comemorarmos e de termos serenidade. Nosso governo será o governo de cada cidadão de MS, independentemente de seu voto, de seu partido. Que a força da verdade, que venceu a eleição, seja a força da nossa união nos próximos quatro anos", escreveu.

Perfil

Reinaldo Azambuja começou sua vida política aos 33 anos. Casado com Fátima Silva, agropecuarista, pai de três filhos, Rafael, Rodrigo e Thiago, Reinaldo foi eleito prefeito de Maracaju para a gestão de 97 a 2000. Ao longo de seu primeiro mandato, sua administração despontou como uma das mais empreendedoras e dinâmicas, o que lhe rendeu diversos prêmios.

Reeleito para gestão de 2001 a 2004, Reinaldo foi escolhido ainda presidente da Assomasul. A frente da entidade por dois anos ele percorreu os municípios, fez contatos importantes e fortaleceu-se naturalmente dentro do partido, que o designou secretário geral no Estado.

Azambuja ainda entrou para a história de MS como o deputado estadual com maior número de votos: 47.772. Em 2011, assumiu uma cadeira na Câmara Federal, cujo mandato termina no dia 31 de dezembro deste ano. Reinaldo disputou em 2012 a prefeitura de Campo Grande, ficando em terceiro lugar.